segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


Comemora-se hoje, dia 22 de outubro, o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, por isso, a BEJG levou a efeito uma exposição de Escrita Criativa cujos trabalhos, feitos pelos alunos, se submeteram ao seguinte título: “UM MAR DE AVENTURAS PARA VIVER NA BIBLIOTECA ESCOLAR”.
Amanhã, pelas 18 horas, realizar-se-á um encontro de pais, alunos e professores cujo objetivo é que aqueles conheçam a Biblioteca Escolar e leiam os textos produzidos pelos seus educandos, cinco dos quais serão premiados.

A Biblioteca Escolar agradece a participação de todos os alunos, o empenho dos professores que permitiram que a iniciativa se concretizasse e a presença de todos.

Publicamos, neste momento, o texto "Um concerto mágico escrito por uma aluna de 8º ano de escolaridade.
 
Um Concerto mágico
Sou a Mara, tenho treze anos, sou magra e alta, tenho cabelo preto muito longo com caracóis e olhos cor de safira. Não gosto particularmente de ler, mas no outro dia, por obrigação, fui para a biblioteca ler um livro.

Homenagem ao poeta Manuel António Pina


Nascido no Sabugal, Beira Alta, em 1943, a sua atividade literária tornou-o conhecido internacionalmente, em especial como poeta, mas tendo uma vasta obra que abrange a novelística, a dramaturgia e o ensaio.
Fez do jornalismo a sua profissão no Jornal de Notícias, onde foi editor e onde mantinha a crónica "Por Outras Palavras". Estendeu a sua atividade à rádio e à televisão. Mas Manuel António Pina licenciara-se em Direito na Universidade de Coimbra e exercia a advocacia regularmente e de forma gratuita, empenhando-se na defesa de associações ligadas à Cultura.
 
Entre os livros que publicou destacam-se "O Caminho de Casa" (1988), "Nenhuma Palavra e Nenhuma Lembrança" (1999), "A Noite" (2001), "Como se desenha uma casa" (2011) e "Todas as Palavras" (2012).
Aos 68 anos, após doença prolongada, o poeta e jornalista faleceu no passado dia 19 de outubro naquela cidade, onde vivia desde os 17 anos de idade. Apesar da sua paixão pelo Porto, o seu olhar perscrutador de jornalista esteve sempre interessado pelo mundo e pelos homens.

 

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Neste dia em que se comemora o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a BEJG presta homenagem ao poeta MANUEL ANTÓNIO PINA, publicando o poema "NA BIBLIOTECA".

Na biblioteca
O que não pode ser dito
guarda um silêncio feito
de primeiras palavras
diante do poema, que chega sempre demasiado tarde,