segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Homenagem ao poeta Manuel António Pina


Nascido no Sabugal, Beira Alta, em 1943, a sua atividade literária tornou-o conhecido internacionalmente, em especial como poeta, mas tendo uma vasta obra que abrange a novelística, a dramaturgia e o ensaio.
Fez do jornalismo a sua profissão no Jornal de Notícias, onde foi editor e onde mantinha a crónica "Por Outras Palavras". Estendeu a sua atividade à rádio e à televisão. Mas Manuel António Pina licenciara-se em Direito na Universidade de Coimbra e exercia a advocacia regularmente e de forma gratuita, empenhando-se na defesa de associações ligadas à Cultura.
 
Entre os livros que publicou destacam-se "O Caminho de Casa" (1988), "Nenhuma Palavra e Nenhuma Lembrança" (1999), "A Noite" (2001), "Como se desenha uma casa" (2011) e "Todas as Palavras" (2012).
Aos 68 anos, após doença prolongada, o poeta e jornalista faleceu no passado dia 19 de outubro naquela cidade, onde vivia desde os 17 anos de idade. Apesar da sua paixão pelo Porto, o seu olhar perscrutador de jornalista esteve sempre interessado pelo mundo e pelos homens.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário