quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

NOTÍCIAS

Mais informa que a partir desta data e até ao dia 4 de Fevereiro é possível concorrer ao Concurso literário “UMA CARTA DE AMOR”, pelo que todos os interessados devem consultar com atenção o respectivo regulamento disponível na Biblioteca, no blogue e nesta página.
Relativamente ao II Concurso Literário “UM CONTO DE NATAL” a equipa da Biblioteca Escolar congratula-se com o número de participantes (14 do escalão A; 5 do escalão B; 2 do escalão C e ainda 5 participantes que pelo facto de não estarem identificados serão desclassificados) e informa que oportunamente dará a conhecer os vencedores.

MÁRIO VARGAS LLOSA

Nasceu em Março de 1936, em Arequipa, Peru. Em 1946 mudou-se para a cidade de Lima, onde viveu durante algum tempo.

Com 14 anos ingressou no Colégio Militar Leôncio Prado, em La Perla, onde permaneceu durante dois anos como aluno interno.
Iniciou os seus estudos universitários em 1953, na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, estudando Letras e Direito.
Foi locutor e jornalista e em 1990 candidatou-se à presidência do Peru, tendo sido vencido por Alberto Fujimore.
Este ano, foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.



LIVRO DO MÊS DE JANEIRO

A Biblioteca Escolar dá as boas vindas a todos os membros da comunidade, professores, funcionários, pais e alunos no início de mais um ano e informa que está já disponível, nos locais habituais, informação a respeito do livro do mês de Janeiro – A Tia Júlia e o Escrevedor – uma homenagem ao Prémio Nobel da Literatura 2010, Mário Vargas Llosa.
A Tia Júlia e o Escrevedor é um dos mais originais livros de Mário Vargas Llosa.
Narra a história de um estudante de Direito com ambições literárias, Varguitas, Marito para a família que é composta por tios e tias, primos e primas e também uma bela e carismática tia (por afinidade) com cerca de 30 anos, recém-divorciada de quem todos esperam que, mediante a sua condição de mulher de “classe” mas sem fortuna, faça um casamento conveniente de modo a garantir a sua estabilidade financeira e não ser um encargo para a família; ao mesmo tempo, a bela tia fugiria do estigma de solteirona.