quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Escalão C

1º Prémio

                                                              Um Conto de Natal
Aproximava - se o Natal. O dia amanheceu frio e cinzento, como devem ser os dias que antecedem o Natal. Flor acordou cedo como habitualmente mas, como já estava de férias, deixou - se ficar na cama, absorvendo a alegria calma e doce própria das manhãs de férias. Sentia - se duplamente feliz: estava de férias e era Natal, a sua época do ano preferida. Flor tinha dez anos. Além de ser filha única, era a única criança de uma família numerosa. No enorme casarão onde viviam, nos arredores da cidade, recebiam frequentemente a visita de familiares. A Flor agradava especialmente a visita dos avós, sempre disponíveis para conversar e brincar com ela. Por ser filha única, desde pequenina que se tinha habituado a entreter sozinha, pois os pais chegavam tarde do trabalho e Eva, a empregada, nem sempre podia dar - lhe muita atenção. Flor adorava ler e desenhar. Quando estava bom tempo, desfrutava do amplo jardim que circundava a casa e andava de bicicleta ou brincava ao faz - de - conta, imaginando viver mil e uma aventuras. Imaginação e criatividade não lhe faltavam!

Escalão B

1º Prémio

                                                              «É para ti, espero que gostes…»
O meu nome é Alice, tenho 67 anos e uma história de vida. Namorei desde os 12 anos com o mesmo rapaz, hoje meu marido. João, é o teu nome. João, de coração. João, de dor.
Crescemos juntos, tivemos a mesma adolescência (ou muito semelhante), a primeira casa, o primeiro emprego, o primeiro desgosto de amor, provocado por um de nós (alternadamente). Aos 12 o primeiro beijo, aos 15 o primeiro aperto, aos 22 o primeiro desconsolo, aos 40 a partilha da dor, aos 55 o desabrochar para uma nova vida, aos 66 o acreditar num milagre…

Escalão B

2º Prémio
                                                                        Nevava na Serra

Caíam as primeiras folhas de Outono na pequena aldeia nos arredores da Serra da Estrela. Martim Reyes mudara-se recentemente para uma casa de familiares da sua mãe, deixando a vida luxuosa que ostentava na cidade de Madrid, devido à morte do seu pai.
Escola nova. Começavam as aulas na aldeia do Sabugueiro para Martim, que iria frequentar o nono ano. Dotado de uma inteligência incomum, sentia-se frustrado por se encontrar num plano superior até ao do simples professor da terrinha… Os colegas de turma achavam-no arrogante, de nariz empinado, “com a mania” de que era o melhor e superior a tudo e todos. Ele era de facto tudo isso, e não parecia importar-se ou ligar a qualquer tipo de comentário.

Escalão A

1º Prémio
                                                                  Um Conto de Natal

Era uma vez um menino de onze anos, chamado Diogo. A sua família era muito rica. Viviam numa grande cidade, onde havia grandes espaços de diversão, jardins e parques ao ar livre. Diogo era filho único e, tudo aquilo que ele pedia, os pais davam – lhe. O seu quarto era um paraíso de brinquedos. Apesar disso, o menino passava grande parte do seu tempo em frente da televisão, pois cansava – se rapidamente dos brinquedos e também queria ver todos os anúncios, na esperança de ver novos brinquedos que os pais lhe poderiam dar. Depressa se cansou da televisão e, agora era a internet que lhe despertava a atenção. “Sempre poderei ter acesso a mais novidades”, pensava ele…O tempo foi passando e aproximava – se o Natal. Diogo não sabia o que havia de pedir. Por mais anúncios que visse na televisão, por mais sítios que consultasse na internet, nada era novidade para ele.

Escalão A

2º Prémio
                                                  A Aventura do Pai Natal

Tudo corre com calma na oficina do Pai Natal. Os duendes trabalham arduamente, porque o grande dia aproximava-se. Era véspera da véspera de Natal, ou seja, dia vinte e três de Dezembro. A maior parte dos presentes já estavam comprados porque brinquedos e outros presentes que se vêem hoje em dia já não são como antigamente, quando muitos eram feitos por quem oferecia. O pai Natal estava a rever pela última vez a lista de pedidos e a lista do comportamento, que é alista onde estão escritos os nomes dos meninos que se portaram bem. O pai Natal dizia os nomes ingleses, franceses e em diante, com muita dificuldade:
- Então vamos lá a ver o que é que o Michael “Cronhier” quer receber. Ele até mandou uma linda carta, mão é Arnaldo?

Escalão A

3º Prémio
                                                                    Um Conto de Natal

Era uma vez uma menina chamada Leonor que tinha dez anos. Leonor adorava o Natal: adorava ver as ruas iluminadas, adorava as músicas natalícias que se ouviam pela cidade, adorava sentir aquela agitação toda que envolvia a compra dos presentes, enfim, Leonor ficava fascinada pela época que para ela era a mais mágica do ano.
Mas nem tudo na vida são rosas e, a época do ano que tanto a fascinava e alegrava, também a entristecia. Leonor entristecia-se por saber que havia pessoas a viver na rua, ao frio, sem agasalhos nem alimentos. Tinha pena quando via crianças que choravam em frente a uma montra, pois os seus pais não lhes podiam dar aquilo que desejavam. Sofria ao imaginar muitas crianças e idosos a passar o Natal sozinhos …

Escalão A

Menção Honrosa

                                                                               Conto de Natal

Era uma vez um homem que vivia do comércio. O homem andava de um lado para o outro a vender os seus produtos.
Naquele dia, ele não vendeu nada e voltou para casa. No caminho de volta, ele olhou para o horizonte e viu uma estrela muito brilhante e grande. Chegou a casa e sentiu uma irresistível vontade de seguir a estrela. Despediu-se da família e começou a caminhada atrás da estrela. Levava pão, água, vinho, uns bolos e dinheiro para o que fosse preciso.

Contos premiados no II Concurso Literário "Um Conto de Natal" 2010

BEJG publica os trabalhos premiados no II Concurso Literário “Um Conto de Natal” 2010 e

informa que os prémios serão entregues em Março, no decorrer da SEMANA DA LEITURA que decorre, na nossa Escola, entre 14 e 18 de Março de 2011.
A Biblioteca Escolar José Gustavo agradece a todos a participação e lembra que este é um Concurso anual, pelo que espera contar com a colaboração de todos no próximo ano.
Lembra, também, que decorre até 4 de Fevereiro o Concurso "Uma carta de Amor", cujo Regulamento se encontra na Biblioteca Escolar.
Parabéns a todos os participantes.