quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Outras notícias

Durante a próxima semana poderá ser visto, na Biblioteca Escolar, um Power Point alusivo ao Dia Internacional das Bibliotecas Escolares que se comemora, este ano, no dia 25 de Outubro.

Também será feita uma exposição com os slogans criados pelos alunos de 7º e 8º anos de escolaridade, uma proposta da Biblioteca Escolar aos professores de Língua Portuguesa, Formação Cívica e aos alunos a propósito da leitura integral do livro “O Cavaleiro da Armadura Enferrujada”.
Também ainda incluída nas comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a BEJG criou os habituais marcadores de livros com a particularidade de se ter incluído também slogans feitos pelos alunos dos 7ºA, B e C, sob a orientação da professora Custódia Pereira, bem como marcadores e respectivos slogans criados pelos alunos do 7ºE, sob a orientação da professora Iolanda Batista.
Só com o apoio dos professores foi possível levar por diante esta primeira iniciativa da Biblioteca Escolar no âmbito da leitura, utilizando a Biblioteca Escolar como um destacado Recurso Educativo.
Na próxima semana serão dadas indicações a respeito da Estação do Livro 2010 e será divulgado o Regulamento do Concurso Literário “Um Conto de Natal”.

Comemorações do Centenário da República

Realizou-se ontem a anunciada palestra com o Professor Dr. Fernando Rosas incluída nas Comemorações do Centenário da República.
A sessão iniciou-se com um singelo tributo a João de Barros, insigne republicano e patrono da Escola com a leitura declamada de um texto/poema “O Canto de Prometheu” na voz do director Manuel Porfírio e de Carolina Campanela, aluna do 11º ano de escolaridade, num momento de extraordinária beleza e sentido estético. No fim, os alunos do 9ºB presentearam a plateia com uma parte de um ensaio da peça “Um Auto à República” que será exibida em data oportuna.

Durante cerca de uma hora, o Professor Fernando Rosas fez uma incursão pelos momentos mais significativos que conduziram à implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, com a alusão a expressivas alterações no sistema político português, desde a monarquia aos nosso dias.
Com uma plateia constituída por alunos do 9º, 11º, 12º anos de escolaridade e um significativo número de docentes, o Auditório da Escola encheu-se para ver e ouvir um dos maiores comunicadores da actualidade e um dos historiadores de maior destaque no panorama cultural do nosso país, o qual nos ofereceu uma lição de História transmitida com grande entusiasmo.