terça-feira, 8 de junho de 2010

Leituras para férias.

Este ano, ao contrário dos anos anteriores, a Biblioteca Escolar não proporá um livro do mês para Junho, optando por sugerir várias leituras para os meses de férias de entre os livros que, sendo proposta do plano nacional de leitura, se encontram disponíveis na nossa Biblioteca.
Mais informa que os alunos e restantes membros da comunidade que pretendam requisitar livros para serem lidos nas férias, o deverão fazer até ao final do período de aulas.

                                                                Boas leituras.

Actividade-Convívio Escola Secundária João de Barros e AURPIC

Realizou-se hoje, dia 1 de Junho de 2010, uma actividade tendo como intervenientes  alunos da nossa Escola e  como convidados utentes da AURPIC.
Procedeu-se à dramatização do conto "A Montanha da Lua" da escritora Manuela Monteiro tendo os alunos manipulado as marionetas que construíram com a ajuda dos utentes da AURPIC e da Artes, seguido de um convívio muito animado, onde os afectos foram evidentes.
Os nossos alunos evidenciaram uma capacidade extraordinária no relacionamento que estabeleceram com os convidados dispensando atenções e gentilezas a que ninguém ficou indiferente.
Numa altura em que a educação para os valores parece estar num plano secundário, foi maravilhoso verificar as excepções em que foram actores de primeiro plano alunos da nossa escola pertencentes a diversas turmas de entre os quais se devem salientar a Elsa Batista (12ºE); Márcia (9ºA); Kâmia, Jéssica e Yago (9ºE) os quais já tinham participado da primeira parte da actividade realizada, precisamente, nas intalações da AURPIC.
A Biblioteca Escolar viveu hoje, dia 31 de Maio, um dia de grande emoção ao serem entregues prémios a alunos que se destacaram no âmbito da sua participação em actividades promovidas pela Biblioteca Escolar.

A B.E. destacou, este ano, três leitores que se evidenciaram pelo facto de se terem revelado os melhores leitores. Os alunos em causa requisitaram na Biblioteca livros que devolveram posteriormente dando evidências de os terem lido.
Fazem parte desta lista os seguintes alunos: Pedro -7ºD; Ana Florentim – 7ºE e Anabela – 7ºF.
A Inês, Cristina e Tiago do 8ª A receberam hoje um prémio - "O Eleito do Sol" de Arménio Vieira (Prémio Camões 2009) pela sua participação numa actividade de leitura promovida pela Biblioteca Escolar em colaboração com a Professora de Educação Visual, Madalena Pinho a quem coube a tarefa de seleccionar os desenhos premiados feitos a partir da leitura do livro acima referido.

Os trabalhos já tinham sido exibidos numa exposição cheia de cor e alegria e durante vários dias foram vistos por muitas dezenas de pessoas que diariamente se dirigem à Biblioteca também com o objectivo de verem as exposições temáticas que regularmente estão patentes ao público.