quinta-feira, 18 de março de 2010

"Rodolfo e um Sonho de Natal" de Natacha Bacalhau

São três da tarde, uma tarde fria a desagradável, típicos dias de Inverno que sempre me deixam deprimida. Na verdade, minto, não é o Inverno o culpado de eu me sentir assim, aborrecida, chorosa e irritadiça, sem vontade de fazer nada, à excepção de adormecer e esquecer de todo este dia deprimente.
Há um ano atrás estava em pulgas, ansiosa por abrir as prendas que chamavam por mim debaixo da árvore demasiado enfeitada, mas acontece que este ano o meu “querido” pai fez-me o favor de me estragar um dos dias mais importantes de sempre, quando há cerca de uma semana veio ter comigo com uma daquelas conversas sobre estarmos no meio de uma crise e por isso as prendas não iriam ser muito boas, mas o que importava realmente era estarmos juntos e bem de saúde. Tretas! Que raio de Natal é este se nem uma prenda de jeito vou receber? Mais valia saltar esta época festiva e fingir que nem existe.

Concurso "Um Conto de Natal"

A Biblioteca Escolar José Gustavo informa todos os interessados que, após leitura atenta dos contos apresentados a concurso, o júri decidiu atribuir os prémios aos seguintes contos:

1º Prémio “Rodolfo e o sonho de Natal” – Natacha Bacalhau, 11ºB
2º Prémio – “ Um conto de Natal” – Ana Luísa Florentim, 7ºE
3º Prémio – “Um conto de Natal” – Ana Sofia Marques, 7ºE
“ Conto de Natal” – Pedro Cunha.”, 7ºE

Os alunos premiados vão receber cheques FNAC, no valor de 25, 20 e 15 euros, respectivamente.
Semanalmente, a BE porá à disposição dos leitores e amigos os contos escritos pelos alunos premiados.
Iniciamos hoje a divulgação com o conto “Rodolfo e o sonho de Natal”

terça-feira, 16 de março de 2010

SEMANA DA LEITURA 2010

A B.E.J.G. inicia dia 22 de Março de 2010, A SEMANA DA LEITURA, destacando este ano A FEIRA DO LIVRO DA POESIA, para além dos habituais actos de leitura de textos e autores diversos.


As actividades serão igualmente diversificadas, a saber: FESTA DA LEITURA (dia 22 e 26 de Março), RECITAL DE POESIA (dia 23 de Março, às 15 horas, na Biblioteca); LEITURAS IMPREVISTAS XI (dia 24 de Março, durante todo o dia, em vários locais); LER + EM VÁRIOS SOTAQUES (dia 25 de Março, às 10 horas, na Biblioteca).


No RECITAL de POESIA, submetido ao tema O MAR, vão ser declamados por diversos alunos vários poemas de autores diversificados; para além da declamação, este ano o Recital conta com o apoio musical de um aluno do 11º B, Jorge Santos, com o qual contamos não só para musicar alguns poemas mas também para cantar alguns temas, a quem se juntará a Joana Santos do 11ºD.


As LEITURAS IMPREVISTAS XI este ano privilegia, novamente, John Steinbeck com a leitura integral de “A Pérola”.


LER+ EM VÁRIOS SOTAQUES para a qual foram convidados professores, funcionários, alunos e encarregados de educação oriundos de diversas regiões do país e do estrangeiro lerão o conto “A SAGA” de Sophia de Mello Breyner.


A SEMANA DA LEITURA 2010 termina no próximo dia 26 de Março. Durante a semana, várias dezenas de leitores terão lido integralmente e em vários locais textos e poemas.

No dia 26 de Março a actividade da SEMANA DA LEITURA realizar-se-á com os s idosos da Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Corroios que farão, em conjunto com alunos da Escola, uma actividade que envolve, para além da leitura de um conto da escritora Manuela Monteiro – A Montanha da Lua – diversas actividades plásticas.


Vamos começar, então, a FESTA DA LEITURA, porque ….



…. LER É PARA JÁ!

O Livro

Baseada num conto popular mexicano, A Pérola constitui uma inesquecível parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo tão contraditório em que vivemos. É, assim, a história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu… levando com ela os sonhos bons e maus que representava, mas é também a história de uma família e da solidariedade especial entre uma mulher, um pobre pescador índio e o filho de ambos.

Trata-se de uma história de um pobre pescador que procura desesperadamente conseguir os meios necessários para o tratamento do filho que foi mordido por um escorpião. Encontra então uma pérola grande, lisa, com uma linda coloração, a mais perfeita do mundo. Será que este achado vai resolver os seus problemas? Não vamos desvendar o desenrolar desta história para que possa ser você, LEITOR, a seguir passo a passo através da leitura deste livro os dramas e as emoções que nele perpassam.