segunda-feira, 2 de junho de 2014

Terminaram as sessões relativas ao 1º ano do projeto Ler + Jovem "Leituras que Acontecem" realizadas no estabelecimento prisional de Montijo. De acordo com as opiniões dos envolvidos, este projeto cumpriu os objetivos a que se propunha. Desde leituras partilhadas entre todos, debates e outros trabalhos todos os envolvidos se entregaram com entusiasmo às respetivas tarefas esperando que, no próximo ano letivo, se reúnam condições para que se consiga continuar com este trabalho.
Alunos da João de Barros e a Profª Guiomar

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Feira do Livro de Lisboa


Está oficialmente aberta a Feira do Livro, com uma novidade: este ano, a cidade do Porto verá  a Avª dos Aliados enfeitada com barraquinhas multicolores. Um bálsamo para a alma e um colírio para os olhos.

A Biblioteca Escolar sugere, para os próximos dias, a leitura de " A papisa Joana", um livro magnífico que vale mesmo a pena ler.




http://mariazita-historiasdeencantar.blogspot.pt/2010/06/papisa-joana.html


terça-feira, 27 de maio de 2014

Já são conhecidos os resultados do concurso literário "Uma carta de Amor" 2014

Escalão A
1º Prémio: Catarina Alexandra Azevedo – Escola Secundária João de Barros (Profª Graça Salgueiro)
2º Prémio: Maria bacelos Campos Meira – Agrupamento de Escolas de Gondifelos – V. N. Famalicão (Prof. Serafim Faria)
3º Prémio: Wilson Dias Sousa – Escola Secundária João de Barros (Profª Graça Salgueiro)


Escalão B
1º Prémio: Samara – Escola Secundária Rainha D. Amélia (Prof.ª Maria João Martins)

Escalão C
1º Prémio: Iolanda Batista
2º Prémio: Marina de Matos
3º prémio: Ana Cristina Bento

Concorrentes do Projeto Ler + Jovem  “Leituras que Acontecem”
1º prémio  ex aequo: Angra do Heroísmo
1º prémio ex aequo. Angra do Heroísmo
2º Prémio: Coimbra
3º prémio: Vale de Sousa

Menção Honrosa: Porto

quinta-feira, 15 de maio de 2014

“A BIBLIOTECA ESCOLAR NÃO É APENAS UM ESPAÇO OU UM LOCAL. A BIBLIOTECA ESCOLAR É UMA ATITUDE.”


Integrado no Plano de melhoria da Biblioteca Escolar, realizou-se no passado dia 13 de maio, a sessão de formação  “Aprender com a Biblioteca Escolar”, dinamizada por João Paulo Proença, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares.

Foram debatidas questões como a Escola que temos e a Escola que queremos,  bem como o papel da biblioteca escolar no contexto das aprendizagens dos alunos em articulação com os grupos de recrutamento e ainda a sua importância na promoção da leitura e da literacia das novas tecnologias.
Ao nosso formador e às colegas que participaram deixamos os nossos agradecimentos.

terça-feira, 13 de maio de 2014

MATEMÁTICA NA LITERATURA E A LITERATURA DA MATEMÁTICA




Encontram-se já expostos os trabalhos dos alunos do 9º ano das turmas A e B realizados no âmbito do Plano de Melhoria da Biblioteca em articulação com a disciplina de Matemática.
Com esta iniciativa procura-se a matemática na literatura e a literatura da matemática.
O desafio proposto aos alunos foi  que individualmente, em pares ou em grupos de quatro apresentassem as ideias que um dos poemas poderia inspirar, noutra forma de expressão, por exemplo: um cartaz, uma banda desenhada, uma expressão matemática, um desenho, um texto, etc…

Junto ao placard encontra-se uma tabela com a numeração dos trabalhos onde é possível elegeres o teu favorito. Deves entregar durante a próxima semana, na biblioteca, o teu voto.




 

quinta-feira, 8 de maio de 2014

VIAGEM NO TEMPO


Encontram-se expostos junto à biblioteca os trabalhos realizados, no âmbito da disciplina de História, pelos alunos do 7º ano de escolaridade.

Convidamos toda a comunidade escolar a visitar esta exposição que nos faz viajar no tempo, desde a Pré-história à Idade Média.




segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Biblioteca Escolar celebrou no dia 24 de abril a revolução dos cravos. O pavilhão C enfeitou-se com as cores de ABRIL. Houve distribuição de cravos feitos pelos alunos do 9º ano, incluindo os do CEF e marcadores. Com a colaboração do Clube da Rádio Escolar celebrámos ABRIL  com a declamação de poemas e a emissão de cantigas de intervenção.
Deixamos os nossos agradecimentos a todos os alunos, professores e assistentes operacionais que tornaram possível, na nossa escola, a comemoração dos 40 anos do 25 de ABRIL.
Ficam palavras de esperança.

O Futuro     

Isto vai meus amigos isto vai
um passo atrás são sempre dois em frente
e um povo verdadeiro não se trai
não quer gente mais gente que outra gente.