quinta-feira, 15 de maio de 2014

“A BIBLIOTECA ESCOLAR NÃO É APENAS UM ESPAÇO OU UM LOCAL. A BIBLIOTECA ESCOLAR É UMA ATITUDE.”


Integrado no Plano de melhoria da Biblioteca Escolar, realizou-se no passado dia 13 de maio, a sessão de formação  “Aprender com a Biblioteca Escolar”, dinamizada por João Paulo Proença, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares.

Foram debatidas questões como a Escola que temos e a Escola que queremos,  bem como o papel da biblioteca escolar no contexto das aprendizagens dos alunos em articulação com os grupos de recrutamento e ainda a sua importância na promoção da leitura e da literacia das novas tecnologias.
Ao nosso formador e às colegas que participaram deixamos os nossos agradecimentos.

terça-feira, 13 de maio de 2014

MATEMÁTICA NA LITERATURA E A LITERATURA DA MATEMÁTICA




Encontram-se já expostos os trabalhos dos alunos do 9º ano das turmas A e B realizados no âmbito do Plano de Melhoria da Biblioteca em articulação com a disciplina de Matemática.
Com esta iniciativa procura-se a matemática na literatura e a literatura da matemática.
O desafio proposto aos alunos foi  que individualmente, em pares ou em grupos de quatro apresentassem as ideias que um dos poemas poderia inspirar, noutra forma de expressão, por exemplo: um cartaz, uma banda desenhada, uma expressão matemática, um desenho, um texto, etc…

Junto ao placard encontra-se uma tabela com a numeração dos trabalhos onde é possível elegeres o teu favorito. Deves entregar durante a próxima semana, na biblioteca, o teu voto.




 

quinta-feira, 8 de maio de 2014

VIAGEM NO TEMPO


Encontram-se expostos junto à biblioteca os trabalhos realizados, no âmbito da disciplina de História, pelos alunos do 7º ano de escolaridade.

Convidamos toda a comunidade escolar a visitar esta exposição que nos faz viajar no tempo, desde a Pré-história à Idade Média.




segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Biblioteca Escolar celebrou no dia 24 de abril a revolução dos cravos. O pavilhão C enfeitou-se com as cores de ABRIL. Houve distribuição de cravos feitos pelos alunos do 9º ano, incluindo os do CEF e marcadores. Com a colaboração do Clube da Rádio Escolar celebrámos ABRIL  com a declamação de poemas e a emissão de cantigas de intervenção.
Deixamos os nossos agradecimentos a todos os alunos, professores e assistentes operacionais que tornaram possível, na nossa escola, a comemoração dos 40 anos do 25 de ABRIL.
Ficam palavras de esperança.

O Futuro     

Isto vai meus amigos isto vai
um passo atrás são sempre dois em frente
e um povo verdadeiro não se trai
não quer gente mais gente que outra gente.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

DIA DO LIVRO - HOJE. TODOS OS DIAS.

Nesta data, a BEJG sugere a leitura de "A Papisa Joana" de Donna Woolfolk Cross..
É um romance fascinante que prende o leitor a cada passagem e onde o fanatismo religioso e a intolerância dão a conhecer o temperamento e o carácter de uma mulher que está muito para além do seu tempo.
 Mito ou não, "A Papisa Joana" é uma referência literária que não deve ser desperdiçada.
(...) Porque era uma rapariga. Não era a primeira vez que ela amaldiçoava o golpe do destino que a tinha feito mulher. (...)
- Mantém as tuas mãos cruzadas sobre o regaço - mandou Richild - e os olhos baixos, como é próprio de uma mulher composta. (...)  Página 129

quarta-feira, 26 de março de 2014

Mais uma visita ao Lar "Alfazema e Alecrim"

O Projeto Ler + Jovem continua a desenvolver as suas atividades com os alunos e seus parceiros.
No Estabelecimento Prisional de Montijo realizaram-se, já, três sessões de leitura e no Lar "Alfazema e Alecrim" também se realizaram duas atividades das quais dados conta agora da mais recente.
Os alunos leram, cantaram e fizeram, jogos com os idosos que corresponderam entusiasmados. No final, o habitual momento de convívio com o lanche coletivo.