quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Encontra-se, junto à Biblioteca, uma exposição contendo uma série de belíssimos poemas alusivos ao livro, leitura e bibliotecas.
Também é possível ler e ver textos escritos por alunos do 11ºC, uma atividade realizada em contexto de sala de aula.
Dia 28 de outubro, no Mercado do Miratejo, vamos fazer uma troca de livros usados e ouvir ler poemas e contos. Vai ser um grande dia!



  

Dia internacional das Bibliotecas Escolares

O nosso Agrupamento promove uma atividade de leitura, no dia 28 de outubro, no Mercado do Miratejo.
Alunos da nossa escola vão ler para a comunidade presente e para os meninos do Jardim de Infância e 1º ciclo vários poemas e também os contos "História da bruxinha Margarida" de Manuela Monteiro e "Amigo amigão" de Armindo Reis tal como consta do programa. No vídeo, Manuela Monteiro lê  "A Flor da Alegria" livro onde se pode encontrar o conto acima referido.

http://www.youtube.com/watch?v=qX5AvWciBwE


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


No mês dedicado às Bibliotecas Escolares continuamos a recordar os livros de outros tempos, os livros de sempre.
Entre os 13 e 15 anos, Júlio Dinis e “As Pupilas do Senhor Reitor”, Alexandre Herculano e “O Bobo” e Pearl Buck. E Emílio Salgari, e as “Aventuras de Sandokan” e “O Corsário Negro”, ou Júlio Verne!

 
Quem não quis viver as aventuras de Ms Fogg e do seu criado Passepartout a dar uma volta ao mundo em oitenta dias? Ou viajar ao centro da terra? Pois estas foram algumas das leituras fabulosas que entretiveram horas de lazer de muitos jovens e que os fizeram sonhar e viajar.

Este mês, vai à tua Biblioteca e leva um livro. Mais tarde, terás bons motivos para sorrir e partilhar, também, os teus sonhos e aventuras.

IMPLANTAÇÃO DA RÉPUBLICA 1910 - 2013

A Implantação da República continua a ser um tema trabalhado pelos professores de História e seus alunos.

Encontra-se, no local habitualmente destinado a exposições, os trabalhos realizados pelos alunos das turmas A, B e C do 9º ano de escolaridade sob a supervisão da professora Rosa Marques.

Trabalhos dos alunos

 
Alusão histórica à Implantação da República e caricaturas dos presidentes da República
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No mesmo local, também é possível ver uma alusão ao MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
                                                                                                 A BIBLIOTECA É UMA PORTA ABERTA PARA A VIDA

terça-feira, 1 de outubro de 2013

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


Fazer viver a leitura é ligar o livro à vida da criança, sem o limitar à aprendizagem a ao espaço escolar. É, longe das censuras e dos argumentos intelectuais, desvelar o interesse e o prazer da leitura, partilhá-los e discuti-los com ela. E é, finalmente, correr o risco de que, em qualquer lugar, a qualquer momento, o livro e o jogo da leitura possam estar presentes; sujeitos ao capricho de cada criança, para um breve encontro ou para uma longa conversa” (Lucette Savier, Tu lis encore!)
 

 
A LEITURA POR PRAZER OU O PRAZER DA LEITURA?
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

RECEÇÃO AOS ALUNOS DE 7º ANO

Estamos de volta!

A Biblioteca Escolar José Gustavo deseja a todos um bom ano letivo.

Este ano, a receção decorreu de uma forma diferente do habitual. Alunos do 11ºC (Cláudia, Beatriz, Liliana, Laura e Henrique) foram às diversas turmas do 7º ano apresentar a sua (nossa) Biblioteca Escolar promovendo as atividades e apresentando as suas regras de funcionamento. Ofereceram a todos um marcador de livros e, por fim, leram o conto "Ladino" de Miguel Torga. Gostamos muito.