quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dia internacional das Bibliotecas Escolares

O nosso Agrupamento promove uma atividade de leitura, no dia 28 de outubro, no Mercado do Miratejo.
Alunos da nossa escola vão ler para a comunidade presente e para os meninos do Jardim de Infância e 1º ciclo vários poemas e também os contos "História da bruxinha Margarida" de Manuela Monteiro e "Amigo amigão" de Armindo Reis tal como consta do programa. No vídeo, Manuela Monteiro lê  "A Flor da Alegria" livro onde se pode encontrar o conto acima referido.

http://www.youtube.com/watch?v=qX5AvWciBwE


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


No mês dedicado às Bibliotecas Escolares continuamos a recordar os livros de outros tempos, os livros de sempre.
Entre os 13 e 15 anos, Júlio Dinis e “As Pupilas do Senhor Reitor”, Alexandre Herculano e “O Bobo” e Pearl Buck. E Emílio Salgari, e as “Aventuras de Sandokan” e “O Corsário Negro”, ou Júlio Verne!

 
Quem não quis viver as aventuras de Ms Fogg e do seu criado Passepartout a dar uma volta ao mundo em oitenta dias? Ou viajar ao centro da terra? Pois estas foram algumas das leituras fabulosas que entretiveram horas de lazer de muitos jovens e que os fizeram sonhar e viajar.

Este mês, vai à tua Biblioteca e leva um livro. Mais tarde, terás bons motivos para sorrir e partilhar, também, os teus sonhos e aventuras.

IMPLANTAÇÃO DA RÉPUBLICA 1910 - 2013

A Implantação da República continua a ser um tema trabalhado pelos professores de História e seus alunos.

Encontra-se, no local habitualmente destinado a exposições, os trabalhos realizados pelos alunos das turmas A, B e C do 9º ano de escolaridade sob a supervisão da professora Rosa Marques.

Trabalhos dos alunos

 
Alusão histórica à Implantação da República e caricaturas dos presidentes da República
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No mesmo local, também é possível ver uma alusão ao MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
                                                                                                 A BIBLIOTECA É UMA PORTA ABERTA PARA A VIDA

terça-feira, 1 de outubro de 2013

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


Fazer viver a leitura é ligar o livro à vida da criança, sem o limitar à aprendizagem a ao espaço escolar. É, longe das censuras e dos argumentos intelectuais, desvelar o interesse e o prazer da leitura, partilhá-los e discuti-los com ela. E é, finalmente, correr o risco de que, em qualquer lugar, a qualquer momento, o livro e o jogo da leitura possam estar presentes; sujeitos ao capricho de cada criança, para um breve encontro ou para uma longa conversa” (Lucette Savier, Tu lis encore!)
 

 
A LEITURA POR PRAZER OU O PRAZER DA LEITURA?
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

RECEÇÃO AOS ALUNOS DE 7º ANO

Estamos de volta!

A Biblioteca Escolar José Gustavo deseja a todos um bom ano letivo.

Este ano, a receção decorreu de uma forma diferente do habitual. Alunos do 11ºC (Cláudia, Beatriz, Liliana, Laura e Henrique) foram às diversas turmas do 7º ano apresentar a sua (nossa) Biblioteca Escolar promovendo as atividades e apresentando as suas regras de funcionamento. Ofereceram a todos um marcador de livros e, por fim, leram o conto "Ladino" de Miguel Torga. Gostamos muito.