segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


No mês dedicado às Bibliotecas Escolares continuamos a recordar os livros de outros tempos, os livros de sempre.
Entre os 13 e 15 anos, Júlio Dinis e “As Pupilas do Senhor Reitor”, Alexandre Herculano e “O Bobo” e Pearl Buck. E Emílio Salgari, e as “Aventuras de Sandokan” e “O Corsário Negro”, ou Júlio Verne!

 
Quem não quis viver as aventuras de Ms Fogg e do seu criado Passepartout a dar uma volta ao mundo em oitenta dias? Ou viajar ao centro da terra? Pois estas foram algumas das leituras fabulosas que entretiveram horas de lazer de muitos jovens e que os fizeram sonhar e viajar.

Este mês, vai à tua Biblioteca e leva um livro. Mais tarde, terás bons motivos para sorrir e partilhar, também, os teus sonhos e aventuras.

IMPLANTAÇÃO DA RÉPUBLICA 1910 - 2013

A Implantação da República continua a ser um tema trabalhado pelos professores de História e seus alunos.

Encontra-se, no local habitualmente destinado a exposições, os trabalhos realizados pelos alunos das turmas A, B e C do 9º ano de escolaridade sob a supervisão da professora Rosa Marques.

Trabalhos dos alunos

 
Alusão histórica à Implantação da República e caricaturas dos presidentes da República
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No mesmo local, também é possível ver uma alusão ao MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
                                                                                                 A BIBLIOTECA É UMA PORTA ABERTA PARA A VIDA

terça-feira, 1 de outubro de 2013

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


Fazer viver a leitura é ligar o livro à vida da criança, sem o limitar à aprendizagem a ao espaço escolar. É, longe das censuras e dos argumentos intelectuais, desvelar o interesse e o prazer da leitura, partilhá-los e discuti-los com ela. E é, finalmente, correr o risco de que, em qualquer lugar, a qualquer momento, o livro e o jogo da leitura possam estar presentes; sujeitos ao capricho de cada criança, para um breve encontro ou para uma longa conversa” (Lucette Savier, Tu lis encore!)
 

 
A LEITURA POR PRAZER OU O PRAZER DA LEITURA?
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

RECEÇÃO AOS ALUNOS DE 7º ANO

Estamos de volta!

A Biblioteca Escolar José Gustavo deseja a todos um bom ano letivo.

Este ano, a receção decorreu de uma forma diferente do habitual. Alunos do 11ºC (Cláudia, Beatriz, Liliana, Laura e Henrique) foram às diversas turmas do 7º ano apresentar a sua (nossa) Biblioteca Escolar promovendo as atividades e apresentando as suas regras de funcionamento. Ofereceram a todos um marcador de livros e, por fim, leram o conto "Ladino" de Miguel Torga. Gostamos muito.

sexta-feira, 14 de junho de 2013



A EMRG é uma disciplina facultativa disponível na nossa Escola.
Visa fornecer aos alunos o desenvolvimento da personalidade humana e do sentido da sua dignidade e reforçar o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais, onde se inclui o respeito e a solidariedade
A Educação Moral e Religiosa Católica visa, igualmente, estimular a formação do carácter e da cidadania, promovendo a reflexão consciente sobre os valores espirituais, estéticos, morais e  cívicos.

quinta-feira, 13 de junho de 2013



Poeta, filósofo e escritor, Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, a 13 de Junho de 1888, sendo considerado um dos maiores poetas de Língua Portuguesa e da Literatura Universal.

Inúmeras vezes comparado a Luís de Camões, a obra de Fernando Pessoa é, nas palavras do crítico literário Harold Bloom, “um legado da língua portuguesa ao mundo”.

Prestamos homenagem a este grande ícone da nossa literatura mostrando um documentário produzido pela Editora Globo que apresenta a vida e comentários acerca da sua fantástica obra.