terça-feira, 1 de outubro de 2013

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


Fazer viver a leitura é ligar o livro à vida da criança, sem o limitar à aprendizagem a ao espaço escolar. É, longe das censuras e dos argumentos intelectuais, desvelar o interesse e o prazer da leitura, partilhá-los e discuti-los com ela. E é, finalmente, correr o risco de que, em qualquer lugar, a qualquer momento, o livro e o jogo da leitura possam estar presentes; sujeitos ao capricho de cada criança, para um breve encontro ou para uma longa conversa” (Lucette Savier, Tu lis encore!)
 

 
A LEITURA POR PRAZER OU O PRAZER DA LEITURA?
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

RECEÇÃO AOS ALUNOS DE 7º ANO

Estamos de volta!

A Biblioteca Escolar José Gustavo deseja a todos um bom ano letivo.

Este ano, a receção decorreu de uma forma diferente do habitual. Alunos do 11ºC (Cláudia, Beatriz, Liliana, Laura e Henrique) foram às diversas turmas do 7º ano apresentar a sua (nossa) Biblioteca Escolar promovendo as atividades e apresentando as suas regras de funcionamento. Ofereceram a todos um marcador de livros e, por fim, leram o conto "Ladino" de Miguel Torga. Gostamos muito.

sexta-feira, 14 de junho de 2013



A EMRG é uma disciplina facultativa disponível na nossa Escola.
Visa fornecer aos alunos o desenvolvimento da personalidade humana e do sentido da sua dignidade e reforçar o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais, onde se inclui o respeito e a solidariedade
A Educação Moral e Religiosa Católica visa, igualmente, estimular a formação do carácter e da cidadania, promovendo a reflexão consciente sobre os valores espirituais, estéticos, morais e  cívicos.

quinta-feira, 13 de junho de 2013



Poeta, filósofo e escritor, Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, a 13 de Junho de 1888, sendo considerado um dos maiores poetas de Língua Portuguesa e da Literatura Universal.

Inúmeras vezes comparado a Luís de Camões, a obra de Fernando Pessoa é, nas palavras do crítico literário Harold Bloom, “um legado da língua portuguesa ao mundo”.

Prestamos homenagem a este grande ícone da nossa literatura mostrando um documentário produzido pela Editora Globo que apresenta a vida e comentários acerca da sua fantástica obra.

 

terça-feira, 11 de junho de 2013

Gestão Sustentável dos Recursos Naturais

No local habitual, junto à Biblioteca Escolar, encontra-se uma exposição de trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, 8º ano.
Para além da exposição, há marcadores de livros e um passatempo.
A exposição termina no dia 14 de junho.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

TUDO É CONSTITUÍDO POR ÁTOMOS

Turmas de 8º e 10º anos de Ciências Físico-Químicas e Física e Química realizaram trabalhos que têm estado expostos no local habitual, junto à Biblioteca Escolar.


A partir da próxima semana estará patente a exposiçaõ GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS - cujos trabalhos foram feitos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, por alunos de 8º ano.
No mesmo período, a encerrar as atividades letivas, teremos também uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos de Religião Moral Católica.