Estamos de volta!
A Biblioteca Escolar José Gustavo deseja a todos um bom ano letivo.
Este ano, a receção decorreu de uma forma diferente do habitual. Alunos do 11ºC (Cláudia, Beatriz, Liliana, Laura e Henrique) foram às diversas turmas do 7º ano apresentar a sua (nossa) Biblioteca Escolar promovendo as atividades e apresentando as suas regras de funcionamento. Ofereceram a todos um marcador de livros e, por fim, leram o conto "Ladino" de Miguel Torga. Gostamos muito.
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
RECEÇÃO AOS ALUNOS DE 7º ANO
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:53
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Poema em lígua gestual
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
05:08
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Visa fornecer aos alunos o desenvolvimento da personalidade humana e do sentido da sua dignidade e reforçar o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais, onde se inclui o respeito e a solidariedade |
| A Educação Moral e Religiosa Católica visa, igualmente, estimular a formação do carácter e da cidadania, promovendo a reflexão consciente sobre os valores espirituais, estéticos, morais e cívicos. |
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
05:21
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Poeta, filósofo e escritor, Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, a 13 de Junho de 1888, sendo considerado um dos maiores poetas de Língua Portuguesa e da Literatura Universal.
Inúmeras vezes comparado a Luís de Camões, a obra
de Fernando Pessoa é, nas palavras do crítico literário Harold Bloom, “um
legado da língua portuguesa ao mundo”.
Prestamos homenagem a este grande ícone da nossa
literatura mostrando um documentário produzido pela Editora Globo que apresenta
a vida e comentários acerca da sua fantástica obra.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
04:20
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
terça-feira, 11 de junho de 2013
Gestão Sustentável dos Recursos Naturais
Para além da exposição, há marcadores de livros e um passatempo.
A exposição termina no dia 14 de junho.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
06:03
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
sexta-feira, 7 de junho de 2013
TUDO É CONSTITUÍDO POR ÁTOMOS
Turmas de 8º e 10º anos de Ciências Físico-Químicas e Física e Química realizaram trabalhos que têm estado expostos no local habitual, junto à Biblioteca Escolar.
A partir da próxima semana estará patente a exposiçaõ GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS - cujos trabalhos foram feitos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, por alunos de 8º ano.
No mesmo período, a encerrar as atividades letivas, teremos também uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos de Religião Moral Católica.
A partir da próxima semana estará patente a exposiçaõ GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS - cujos trabalhos foram feitos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, por alunos de 8º ano.
No mesmo período, a encerrar as atividades letivas, teremos também uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos de Religião Moral Católica.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
02:18
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
segunda-feira, 3 de junho de 2013
PEDRA FILOSOFAL
Porque o sonho é que comanda a vida, aqui fica A PEDRA FILOSOFAL de António Gedeão na voz de Manuel Freire.
http://www.youtube.com/watch?v=kGvY4tqcgUQ
http://www.youtube.com/watch?v=kGvY4tqcgUQ
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
04:37
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
segunda-feira, 27 de maio de 2013
MIA COUTO - PRÉMIO CAMÕES 2013
PRÉMIO CAMÕES é o mais importante prémio
literário destinado a premiar autores de língua portuguesa pelo conjunto da sua
obra e foi instituído pelos governos de Portugal e Brasil, em 1988. É atribuído anualmente, alternadamente em Portugal e
Brasil.
Este ano de 2013 o prémio foi atribuído ao escritor
moçambicano MIA COUTO que sucede ao brasileiro Dalton Trevisan. O primeiro autor a ser galardoado com este prestigiado
PRÉMIO foi, em 1989, MIGUEL TORGA.
Muitos autores já foram premiados de entre os quais se
podem salientar Jorge Amado, José Saramago, Lygia Fagundes Teles, Agustina
Bessa-Luís, Arménio Vieira e muito outros
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
14:08
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
sexta-feira, 24 de maio de 2013
Sandra Carvalho vai estar na FEIRA DO LIVRO de Lisboa
Os leitores da SAGA DAS PEDRAS MÁGICAS podem obter um autógrafo da sua autora, nos seguintes dias:
- dia 25 de maio, a partir das 18h30;
- dia 2 de junho, a partir das 17h30;
- dia 9 de junho, a partir das 17h30.
![]() |
| Todos os títulos da Saga |
Os seus leitores ficam também a saber que a Presença irá fazer uma promoção na Feira oferecendo A ÚLTIMA FEITICEIRA a quem comprar o último título da Saga, SOMBRAS DA NOITE BRANCA.
Ora aqui está um motivo para visitar a Feira do Livro e iniciar um amigo na
leitura da Saga. “Como uma corrente de magia, diz Sandra Carvalho, vamos
lançando sementinhas à terra”.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
08:22
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Concurso A EUROPA NO FUTURO
Recebemos da RBE a informação acerca da promoção de um concurso sobre o tema em epígrafe.
Apesar de nos aproximarmos do final do ano letivo e dos exames, o desafio é suficientemente aliciante para ousarmos não o divulgar. Todas as informações se encontram disponíveis no link que se segue:
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/928.html
A Biblioteca Escolar está, como sempre, disponível para apoiar alunos e professores.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:35
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quarta-feira, 22 de maio de 2013
DIA DO AUTOR PORTUGUÊS
Está a
decorrer, durante todo o dia, um passatempo que consiste na identificação de um
dos nossos autores.
É um pretexto
para que os alunos visitem a Biblioteca Escolar e dediquem algum tempo aos seus
autores preferidos e respetivas obras.Com alegria, os alunos mais novos (8ºC) aderiram entusiasticamente à proposta da sua professora de História e visitaram a BE para participarem no passatempo.
Depois, tinham à sua espera uma pequena lembrança, que não dispensaram.
| O passatempo |
| A identificar os seus autores preferidos |
| A receber o "prémio" |
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:26
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
terça-feira, 21 de maio de 2013
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
05:55
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 16 de maio de 2013
DOCUMENTOS DA BIBLIOTECA, APOIO AO ESTUDO E AO UTILIZADOR
Já se encontram disponíveis na página da Escola para utilização e consulta
diversos documentos, a saber: documentos da Biblioteca Escolar (Política de
Desenvolvimento da Coleção e Plano de Ação), alguns documentos de apoio aos
utilizadores (Como apresentar uma bibliografia, como fazer uma pesquisa e
outros) e ainda materiais de apoio ao estudo, um conjunto de fichas de leitura
de fácil resolução, feitas a partir de diversos contos e outros.
Estes trabalhos resultaram da parceria feita entre vários professores
bibliotecários, nomeadamente a professora bibliotecária do Agrupamento de
Escolas Nun'Álvares, Agrupamento de Escolas D. Manuel I e Escola Secundária
João de Barros.
Esperando que estes materiais sejam úteis a todos os utilizadores, informamos também que, no próximo ano letivo, contamos poder disponibilizar outros materiais, de modo a que a nossa Biblioteca seja cada vez mais relevante no processo de aprendizagem dos alunos.
www.secundariajbarros.net
Esperando que estes materiais sejam úteis a todos os utilizadores, informamos também que, no próximo ano letivo, contamos poder disponibilizar outros materiais, de modo a que a nossa Biblioteca seja cada vez mais relevante no processo de aprendizagem dos alunos.
www.secundariajbarros.net
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
08:41
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Intercâmbio escolar
| Exposição de trabalhos |
Depois da leitura encenada pelos alunos, em conjunto, seguiu-se um convívio e, por fim, e entrega de Diplomas feitos pelos nossos alunos e oferecidos aos mais pequenos.
| Os alunos e as respetivas professoras, Graça Salgueiro (E.S.João de Barros) e Teresa (EB Alto do Moinho) |
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
05:27
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Leitura autónoma
No âmbito da disciplina de Português, continuam a ser dinamizadas atividades de promoção da leitura autónoma.
Aqui fica patente a criatividade dos alunos, com a apresentação de sugestões de novas capas para alguns livros lidos.
Estes trabalhos são dos alunos dos 10ºA e B.
Aqui fica patente a criatividade dos alunos, com a apresentação de sugestões de novas capas para alguns livros lidos.
Estes trabalhos são dos alunos dos 10ºA e B.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
04:26
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
sábado, 4 de maio de 2013
Poema à mãe. A todas as mães.
Eugénio de Andrade escreveu:
mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe
Tudo porque já não sou
o retrato adormecido
no fundo dos teus olhos.
Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais.
Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.
Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura.
Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.
Mas tu esqueceste muita coisa;
esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!
Olha — queres ouvir-me? —
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;
ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;
ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...
Mas — tu sabes — a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber,
Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.
Boa noite. Eu vou com as aves.
mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe
Tudo porque já não sou
o retrato adormecido
no fundo dos teus olhos.
Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais.
Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.
Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura.
Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.
Mas tu esqueceste muita coisa;
esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!
Olha — queres ouvir-me? —
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;
ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;
ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...
Mas — tu sabes — a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber,
Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.
Boa noite. Eu vou com as aves.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:05
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Concurso Literário "Uma carta de Amor" 2013
Concurso
literário “Uma Carta de Amor” 2013
Escalão
A:
1º
prémio:
Tomás
AmorosoColégio Rainha Santa Isabel/Coimbra
2º
Prémio:
Ana
Francisca MansoColégio Rainha Santa Isabel, Coimbra
3º
Prémio
Joana
BonackColégio Rainha Santa Isabel, Coimbra
Escalão
B
1º
Prémio
Paulo Rodrigues LopesEscola Secundária Rainha D. Amélia, Lisboa
2º
Prémio
Madalena LopesEscola Secundária Rainha D. Amélia, Lisboa
3º
Prémio
Francisca LeeEscola Secundária Rainha D. Amélia, Lisboa
Coordenação
da Professora Maria João Martins
Escalão
C
1º
PrémioMarta Silva
Escola Secundária João de Barros, Corroios
2º
Prémio
Rita GrossinhoEscola Secundária João de Barros, Corroios
3º
Prémio
Ana Sofia MarquesEscola Secundária João de Barros, Corroios
Menção honrosa
Tânia Antunes
Escola Secundária João de Barros, Corroios
Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, Funchal
Escola Secundária da Amora, Amora
Escola Básica D. Pedro IV, Queluz
“TODOS
SOMOS ESCRITORES. SÓ QUE UNS ESCREVEM, OUTROS NÃO.”
JOSÉ
SARAMAGO
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
02:40
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quarta-feira, 24 de abril de 2013
25 DE ABRIL: 39 ANOS
A Biblioteca Escolar tem, no local habitual, uma exposição que integra, para além de trabalhos de alunos dos 9ºA, B e C, feitos no âmbito da disciplina de História e 10ºC, realizados numa oficina de escrita de Português, uma restrospetiva histórica de alguns dos momentos mais emblemáticos da Revolução dos Cravos, em 1974.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:28
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
terça-feira, 23 de abril de 2013
"O MUNDO ESTÁ CHEIO DE LIVROS FANTÁSTICOS QUE NINGUÉM LÊ" - Umberto Eco

O Dia Internacional do Livro começou a ser celebrado a 7 de outubro
de 1926, data de nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes, daí que
esta data tenha sido comemorada, inicialmente, na Catalunha, uma região de
Espanha.
Em 1930, esta data comemorativa
foi transferida para o dia 23 de abril, data do falecimento de Miguel de
Cervantes, tendo sido acolhido pela UNESCO, em 1995, que institui o dia 23 de
abril como o DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
14:24
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
domingo, 21 de abril de 2013
"SOMOS TODOS ESCRITORES. SÓ QUE UNS ESCREVEM, OUTROS NÃO."
(José Saramago)
(José Saramago)
Para assinalar o Dia
Internacional de Luta pela Eliminação de todas as formas de discriminação
racial, o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural,
associa-se às comemorações do Dia da Poesia instituindo um Concurso de
Poesia/Conto contra o Racismo cujo objetivo é promover a escrita, poesia e
conto, como veículo de combate ao racismo.
Os participantes podem enviar os seus trabalhos até ao dia 17 de
maio, de preferência para: poesia@acidi.gov.pt ou por
correio, para a seguinte morada: dos
Anjos, 66-4.º, 1150-039 Lisboa.
Todas as informações (Regulamento e outros assuntos relevantes)
estão disponíveis em www.cicdr.pt
Os alunos que preferirem podem entregar os seus trabalhos e
respetivas autorizações na Biblioteca Escolar, até ao dia 16.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
11:56
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)









