Esta semana, publicamos um dos mais belos poemas de Natal, Dia de Natal, de António Gedeão
Dia de Natal
Hoje é dia de ser bom.
É dia de passar a mão pelo rosto das crianças,
de falar e de ouvir com mavioso tom,
de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Poemas de Fim de Semana
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
08:43
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Escola - 25 Anos
Por ocasião das comemorações do 25º aniversário da Escola Secundária João de Barros realizaram-se várias iniciativas, entre as quais um jantar convívio. No final, o diretor da Escola, Prof. Manuel Porfírio, proferiu o discurso que a seguir se transcreve.
Escola Secundária João de Barros – 25º Aniversário – 28 de novembro de 2011
Escola Secundária João de Barros – 25º Aniversário – 28 de novembro de 2011
Comemoramos hoje, 28 de novembro de 2011, o 25º aniversário da Escola Secundária João de Barros, num momento de mudança muito importante quer para as nossas condições de trabalho – com um edifício novo – quer para as condições sociais e profissionais, com mudanças igualmente profundas na nossa qualidade de vida, enquanto trabalhadores do setor público da economia nacional.
Foram 25 anos de muitas alegrias e vitórias e igualmente de muitos dissabores e algumas derrotas. Ganhámos muitos projetos e passámos ao lado de muitos outros, como acontece em qualquer organização social.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
08:20
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Escola - 25 anos
A Escola Secundária João de Barros comemorou o 25º aniversário e foram muitas as atividades realizadas para lembrar um dia tão importante.
Há várias exposições que poderão ainda ser vistas, durante mais uns dias. São mensagens de parabéns feitas por alunos e professores, uma montra de livros do nosso patrono, marcadores de livros ...
O jantar/convívio foi muito animado e participado e foi muito agradável rever pessoas já aposentadas ou destacadas por diversos motivos, mas que não quiseram deixar de estar presentes num dia tão importante para todos nós.
Nos próximos dias se dará, ainda, destaque a esta efeméride.
Há várias exposições que poderão ainda ser vistas, durante mais uns dias. São mensagens de parabéns feitas por alunos e professores, uma montra de livros do nosso patrono, marcadores de livros ...
O jantar/convívio foi muito animado e participado e foi muito agradável rever pessoas já aposentadas ou destacadas por diversos motivos, mas que não quiseram deixar de estar presentes num dia tão importante para todos nós.
Nos próximos dias se dará, ainda, destaque a esta efeméride.
Trabalho realizado por alunos de Artes Visuais, com o apoio do Prof. Vaz
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
06:13
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
POEMAS DE FIM DE SEMANA
Por ocasião das comemorações dos 25 Anos da Escola Secundária João de Barros (1986-2011), homenageamos o nosso patrono, JOÃO DE BARROS, com a publicação do soneto FUTURO.
FUTURO
Foge o Presente, foge às mãos sequiosas
De cingi-lo, apertá-lo ao coração,
E as horas correm, tão vertiginosas
Que mal as vemos, no seu turbilhão...
Umas dão sonho, noutras nascem rosas,
Sonhos e rosas - porque nascerão?
- Como a volúpia incerta que tu gozas
Deixam saudades só, meu coração!...
E é sempre esta saudade, esta agonia
De não viver a vida fugidia,
De ver fugir desejo, amor, verdade...
- Mas o Futuro vela ... E, fielmente,
Colhe as horas mais belas do Presente
E delas tece a nossa eternidade...
Humilde Plenitude
FUTURO
Foge o Presente, foge às mãos sequiosas
De cingi-lo, apertá-lo ao coração,
E as horas correm, tão vertiginosas
Que mal as vemos, no seu turbilhão...
Umas dão sonho, noutras nascem rosas,
Sonhos e rosas - porque nascerão?
- Como a volúpia incerta que tu gozas
Deixam saudades só, meu coração!...
E é sempre esta saudade, esta agonia
De não viver a vida fugidia,
De ver fugir desejo, amor, verdade...
- Mas o Futuro vela ... E, fielmente,
Colhe as horas mais belas do Presente
E delas tece a nossa eternidade...
Humilde Plenitude
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
02:45
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Estação do Livro 2011 - Escrita Criativa
Termina hoje a ESTAÇÃO DO LIVRO 2011 e com ela as atividades que lhe estão associadas, nomeadamente a exposição de Escrita Criativa e Feira do Livro.
Tratou-se de uma atividade, como sempre, muito participada. Publicamos ainda um texto escrito por uma aluna do 9ºC, no âmbito da Escrita Criativa.
A Importância da Leitura
Há muitos adultos e adolescentes que não gostam de ler. Mas, na minha opinião e na opinião de muitas outras pessoas, ler é bom e é um passatempo interessante.
Quando estamos a ler um texto, os livros deixam-nos imaginar, por exemplo, a nossa mente está a imaginar o episódio que está a decorrer.
Tratou-se de uma atividade, como sempre, muito participada. Publicamos ainda um texto escrito por uma aluna do 9ºC, no âmbito da Escrita Criativa.
A Importância da Leitura
Há muitos adultos e adolescentes que não gostam de ler. Mas, na minha opinião e na opinião de muitas outras pessoas, ler é bom e é um passatempo interessante.
Quando estamos a ler um texto, os livros deixam-nos imaginar, por exemplo, a nossa mente está a imaginar o episódio que está a decorrer.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
02:32
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Estação do Livro 2011
Prosseguimos com a publicação de textos feitos por alunos do 9ºano, no âmbito da atividade de escrita criativa para a Estação do Livro 2011; hoje, apresentamos dois textos - "Leitura", de um aluno do 9ºF e "Mistérios da Escrita", um texto coletivo feito por três alunos do 9ºA.
Leitura
Na minha opinião, ler não é como a maioria das pessoas diz “uma fonte de prazer”, para mim, ler é sim uma fonte de conhecimento.
Um livro está repleto de informação, palavras novas e, sobretudo, ajuda-nos a escrever melhor e sem erros. Ao lermos, estamos também a alargar o nosso vocabulário. Hoje em dia, é cada vez mais importante ler.
Por exemplo, com o novo acordo ortográfico, muitas pessoas começaram a dar erros e uma boa maneira de os evitar é ler muito.
Infelizmente, hoje em dia, já poucas pessoas têm o hábito de ler, umas por preguiça, outras por falta de tempo, outras por problemas de visão e outras até por falta de dinheiro. A leitura é uma das actividades mais importantes do dia a dia e existem várias maneiras de o fazer: em voz alta, voz baixa; e o mesmo acontece com os livros. Existe uma enorme variedade de livros, entre os quais, a poesia, os livros de aventura, terror, banda desenhada, etc.
Em suma, ler é muito importante e não deve ser substituído pela televisão ou computador.
R. Bento - 9ºF
Mistérios da Escrita
Ao longo dos anos, a escrita tem revelado mistérios na sua essência.
Desde as primeiras civilizações que o Homem tem necessidade de comunicar entre si através de alguma arte. Os primeiros caracteres, rabiscos ou desenhos foram uma espécie de código pessoal, encriptado para as outras nações ou pessoas.
Leitura
Na minha opinião, ler não é como a maioria das pessoas diz “uma fonte de prazer”, para mim, ler é sim uma fonte de conhecimento.
Um livro está repleto de informação, palavras novas e, sobretudo, ajuda-nos a escrever melhor e sem erros. Ao lermos, estamos também a alargar o nosso vocabulário. Hoje em dia, é cada vez mais importante ler.
Por exemplo, com o novo acordo ortográfico, muitas pessoas começaram a dar erros e uma boa maneira de os evitar é ler muito.
Infelizmente, hoje em dia, já poucas pessoas têm o hábito de ler, umas por preguiça, outras por falta de tempo, outras por problemas de visão e outras até por falta de dinheiro. A leitura é uma das actividades mais importantes do dia a dia e existem várias maneiras de o fazer: em voz alta, voz baixa; e o mesmo acontece com os livros. Existe uma enorme variedade de livros, entre os quais, a poesia, os livros de aventura, terror, banda desenhada, etc.
Em suma, ler é muito importante e não deve ser substituído pela televisão ou computador.
R. Bento - 9ºF
Mistérios da Escrita
Ao longo dos anos, a escrita tem revelado mistérios na sua essência.
Desde as primeiras civilizações que o Homem tem necessidade de comunicar entre si através de alguma arte. Os primeiros caracteres, rabiscos ou desenhos foram uma espécie de código pessoal, encriptado para as outras nações ou pessoas.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
04:53
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Estação do Livro 2011 - Escrita Criativa
Querido Diário,
11 de Novembro de 2011
Tu que sabes de mim como ninguém, tu que sabes os meus desejos e medos, nem tu podes perceber o que senti hoje!
Em frente à minha casa fica um cruzamento, junto ao qual é habitual ver-se um homem triste a tocar guitarra. Sempre me pareceu que aquela figura tristonha iria passar o resto da sua vida num sofrimento interno.
11 de Novembro de 2011
Tu que sabes de mim como ninguém, tu que sabes os meus desejos e medos, nem tu podes perceber o que senti hoje!
Em frente à minha casa fica um cruzamento, junto ao qual é habitual ver-se um homem triste a tocar guitarra. Sempre me pareceu que aquela figura tristonha iria passar o resto da sua vida num sofrimento interno.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
02:24
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)



