sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Estação do Livro 2011 - Escrita Criativa

Querido Diário,


                                                      11 de Novembro de 2011

Tu que sabes de mim como ninguém, tu que sabes os meus desejos e medos, nem tu podes perceber o que senti hoje!
Em frente à minha casa fica um cruzamento, junto ao qual é habitual ver-se um homem triste a tocar guitarra. Sempre me pareceu que aquela figura tristonha iria passar o resto da sua vida num sofrimento interno.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Estação do Livro 2011

Estação do Livro 2011

Em cumprimento do programa das atividades da Estação do Livro 2011, publicamos hoje um texto (Escrita Criativa) feito por uma aluna do 9ºC

A leitura é a base do conhecimento


Muitas pessoas não sabem ler, principalmente pessoas idosas, pois não tiveram o grande privilégio que hoje todos temos que é o de frequentar a escola.

POEMAS DE FIM DE SEMANA

Lara de Lemos nasceu em Porto Alegre e foi professora.

Possuidora de uma vasta obra literária, Lara de Lemos estreou-se como escritora em 1955, na Revista do Globo, para a qual escreveu contos.
Em 1958, passou a colaborar para o Correio do Povo e, mais tarde, para muitas outras publicações, como Última Hora, Jornal do Brasil e Tribuna da Imprensa.
Faleceu a 12 de Outubro de 2010
O poema A TEIA que integra a série “Para um Rei Surdo” é o poema de Fim de Semana escolhido.

A Teia



A teia se tece
de grade sem ferro
do negro sem fresta
do muro sem pedra.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Estação do Livro 2011

Estação do Livro

Na sequência da informação prestada acerca de trabalhos de escrita criativa feitos pelos alunos, publicamos, hoje, o segundo texto, A SOLIDARIEDADE, de uma aluna do 9ºA.

A SOLIDARIEDADE

O Ser solidário. O Humano solidário. As acções desse Ser.

Porque é que existem pessoas solidárias? O que é ser solidário? Bem, todas as pessoas têm uma noção diferente de o que é “Ser solidário”. Para mim, ser-se solidário é a vontade de querer ajudar o próximo, a vontade incontrolável de fazer alguém feliz. A vontade incontrolável de dar um chupa a uma criança, para ela deixar de chorar, para rir. Mas será que ao fazê-lo não lhe estamos a transmitir uma ideia errada? A ideia de que pode ter tudo com uma simples lágrima? Não irá fazer com que a criança chore de propósito? Fique fria? Se torne manipuladora? Falsa? Estaremos a fazer o bem ou a contribuir para o mal?