O grande escritor/poeta Miguel Torga nasceu a 12 de Agosto de 1907, em São Martinho da Anta.
A BEJG associa-se às comemorações, publicando o poema "MAR" na voz de João Braga.
sábado, 13 de agosto de 2011
Comemorações do nascimento de MIGUEL TORGA
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
15:02
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 30 de junho de 2011
POEMAS DE FIM-DE-SEMANA
Terminamos hoje a edição de Poemas de Fim-de-Semana.
Como iniciámos a edição dos poemas com Camões, terminaremos, igualmente, com o grande poeta publicando um soneto.
Estaremos de volta em Setembro com uma selecção de novos autores.
O dia em que nasci moura e pereça,
Não o queira jamais o tempo dar;
Não torne mais ao Mundo, e, se tornar,
Eclipse nesse passo o Sol padeça.
A luz lhe falte, O Sol se [lhe] escureça,
Mostre o Mundo sinais de se acabar,
Nasçam-lhe monstros, sangue chova o ar,
A mãe ao próprio filho não conheça.
As pessoas pasmadas, de ignorantes,
As lágrimas no rosto, a cor perdida,
Cuidem que o mundo já se destruiu.
Ó gente temerosa, não te espantes,
Que este dia deitou ao Mundo a vida
Mais desgraçada que jamais se viu!
Luís de Camões
Como iniciámos a edição dos poemas com Camões, terminaremos, igualmente, com o grande poeta publicando um soneto.
Estaremos de volta em Setembro com uma selecção de novos autores.
O dia em que nasci moura e pereça,
Não o queira jamais o tempo dar;
Não torne mais ao Mundo, e, se tornar,
Eclipse nesse passo o Sol padeça.
A luz lhe falte, O Sol se [lhe] escureça,
Mostre o Mundo sinais de se acabar,
Nasçam-lhe monstros, sangue chova o ar,
A mãe ao próprio filho não conheça.
As pessoas pasmadas, de ignorantes,
As lágrimas no rosto, a cor perdida,
Cuidem que o mundo já se destruiu.
Ó gente temerosa, não te espantes,
Que este dia deitou ao Mundo a vida
Mais desgraçada que jamais se viu!
Luís de Camões
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
13:26
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quarta-feira, 22 de junho de 2011
POEMAS DE FIM-DE-SEMANA
Esta semana, os mistérios, a beleza e os segredos da poesia de José Luís Peixoto
.jpg)
na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu. depois a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viúva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco,
enquanto um de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco.
In, A criança em ruínas
.jpg)
na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu. depois a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viúva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco,
enquanto um de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco.
In, A criança em ruínas
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
19:30
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
terça-feira, 21 de junho de 2011
Português Língua Não Materna - Exposição
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
02:07
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Português Língua Não Materna - Exposição
Encontra-se no local das exposições, junto à Biblioteca Escolar, o trabalho realizado pelo aluno Dionisie Rosca, 12ºC, no âmbito da disciplina de Português Língua Não Materna.
O trabalho teve como base a leitura de "O Principezinho".
O trabalho teve como base a leitura de "O Principezinho".
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
01:54
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 16 de junho de 2011
POEMAS DE FIM-DE-SEMANA
POEMA DE PEDRA LIOZ
António Gedeão
Álvaro Góis,
Rui Mamede,
filhos de António Brandão,
naturais de Cantanhede,
pedreiros de profissão,
de sombrias cataduras
como bisontes lendários,
modelam ternas figuras
na lentidão dos calcários.
António Gedeão
Álvaro Góis,
Rui Mamede,
filhos de António Brandão,
naturais de Cantanhede,
pedreiros de profissão,
de sombrias cataduras
como bisontes lendários,
modelam ternas figuras
na lentidão dos calcários.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:43
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Concurso "O Cartaz da minha Escola"
Já são conhecidos os vencedores do concurso “O CARTAZ DA MINHA ESCOLA” 2011, promovido pela RBE.
São muito bonitos e expressivos os trabalhos premiados e por isso enviamos a todos, alunos e professores, os nossos sinceros parabéns.
Este ano, o trabalho apresentado pelos concorrentes da nossa escola não se sagrou vencedor; porém, pelo empenho e pelo trabalho desenvolvido ao longo de várias semanas, os alunos do 8ºG e a professora Maria Antonieta Benrós também estão de parabéns.
O trabalho enviado a concurso é muito apelativo e por isso compreendemos que a tarefa do júri não tenha sido fácil. Parabéns, pois, aos alunos e à professora.
São muito bonitos e expressivos os trabalhos premiados e por isso enviamos a todos, alunos e professores, os nossos sinceros parabéns.
Este ano, o trabalho apresentado pelos concorrentes da nossa escola não se sagrou vencedor; porém, pelo empenho e pelo trabalho desenvolvido ao longo de várias semanas, os alunos do 8ºG e a professora Maria Antonieta Benrós também estão de parabéns.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:07
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)
