Havia
na minha rua
uma árvore triste.
Quebrou-a o vento.
Ficou tombada,
dias e dias,
sem um lamento.
(Assim fiquei quando partiste…)
Saul Dias
segunda-feira, 18 de abril de 2011
POEMAS DE FIM-DE-SEMANA
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
14:15
1 comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 7 de abril de 2011
POEMAS DE FIM-DE-SEMANA
Há palavras que nos beijam
Alexandre O'Neill
Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.
Alexandre O'Neill
Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
09:01
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 31 de março de 2011
POEMAS DE FIM-de-SEMANA
Para dar início a esta actividade, POEMAS DE FIM-DE-SEMANA, a Biblioteca Escolar escolheu um excerto de “OS LUSÍADAS”, e espera poder contar com a sugestão dos seus leitores nas próximas semanas.
(…)
138
Do justo e duro Pedro nasce o brando
(vede da natureza o desconcerto),
Remisso e sem cuidado algum, Fernando,
Que todo o Reino pôs em muito aperto;
Que, vindo o Castelhano devastando
As terras sem defesa, esteve perto
De destruir-se o Reino totalmente;
Que um fraco Rei faz fraca a forte gente.
139
Ou foi castigo claro do pecado
De tirar Lianor a seu marido
E casar-se com ela, de enlevado
Num falso parecer mal entendido;
Ou foi que o coração, sujeito e dado
Ao vício vil, de quem se viu rendido,
Mole se fez e fraco; e bem parece
Que um baxo amor os fortes enfraquece.
140
Do pecado tiveram sempre a pena
Muitos, que Deus o quis e permitiu;
Os que foram roubar a bela Helena,
E com Ápio também Tarquino o viu.
Pois por quem David Santo se condena?
Ou quem o Tribo ilustre destruiu
De Benjamim? Bem claro no-lo insina
Por Sarra, Faraó; Sichém por Dina.
(…)
Canto III; Est.138/149; Página 179
“Os Lusíadas” de Luís de Camões (Figueirinhas)
(…)
138
Do justo e duro Pedro nasce o brando
(vede da natureza o desconcerto),
Remisso e sem cuidado algum, Fernando,
Que todo o Reino pôs em muito aperto;
Que, vindo o Castelhano devastando
As terras sem defesa, esteve perto
De destruir-se o Reino totalmente;
Que um fraco Rei faz fraca a forte gente.
139
Ou foi castigo claro do pecado
De tirar Lianor a seu marido
E casar-se com ela, de enlevado
Num falso parecer mal entendido;
Ou foi que o coração, sujeito e dado
Ao vício vil, de quem se viu rendido,
Mole se fez e fraco; e bem parece
Que um baxo amor os fortes enfraquece.
140
Do pecado tiveram sempre a pena
Muitos, que Deus o quis e permitiu;
Os que foram roubar a bela Helena,
E com Ápio também Tarquino o viu.
Pois por quem David Santo se condena?
Ou quem o Tribo ilustre destruiu
De Benjamim? Bem claro no-lo insina
Por Sarra, Faraó; Sichém por Dina.
(…)
Canto III; Est.138/149; Página 179
“Os Lusíadas” de Luís de Camões (Figueirinhas)
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:43
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Dia 2 de Abril – Dia Internacional do Livro Infantil
Para assinalar este dia, a Biblioteca Escolar colocou à disposição de todos uma pequena exposição contendo um texto da escritora Margaret Mahy, bem como a capa de alguns livros que podem ser óptimas sugestões de leitura para os mais novos.
No dia 5 de Abril, terça-feira, será lido um pequeno conto em apenas duas turmas: 7ºD e 8ºB, as turmas das duas melhores leitoras. Será oferecido a todos os alunos da turma um marcador de livros feito para assinalar este dia.
No dia 5 de Abril, terça-feira, será lido um pequeno conto em apenas duas turmas: 7ºD e 8ºB, as turmas das duas melhores leitoras. Será oferecido a todos os alunos da turma um marcador de livros feito para assinalar este dia.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:41
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Livro do mês de Abril
A Equipa da Biblioteca Escolar decidiu, este mês, apresentar uma sugestão de leituras para as férias da Páscoa.
Para isso, teve em consideração os autores e os livros mais lidos pelos nossos leitores, alunos, professores e assistentes operacionais.
A Biblioteca Escolar congratula-se e dá os parabéns a todos os seus leitores em particular às alunas Francisca Valente, 7ºD e Sara Rahemane, 8ºB que entre Setembro de 2010 e Março de 2011 foram as leitoras que mais livros requisitaram na Biblioteca Escolar, tendo mostrado que leram os livros requisitados, as quais, por diversas vezes, manifestaram o seu prazer pela leitura.
Para isso, teve em consideração os autores e os livros mais lidos pelos nossos leitores, alunos, professores e assistentes operacionais.
A Biblioteca Escolar congratula-se e dá os parabéns a todos os seus leitores em particular às alunas Francisca Valente, 7ºD e Sara Rahemane, 8ºB que entre Setembro de 2010 e Março de 2011 foram as leitoras que mais livros requisitaram na Biblioteca Escolar, tendo mostrado que leram os livros requisitados, as quais, por diversas vezes, manifestaram o seu prazer pela leitura.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:40
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Concurso “O Cartaz da Minha Escola”
Sob a orientação da professora de Educação Visual Maria Antonieta Benrós, a turma G do 8º ano participou no concurso em epígrafe, enviando um trabalho realizado em grupo.
O concurso é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e o Colégio Florestal da Ordem dos Engenheiros e enquadra-se na 5ª edição da Semana da Leitura e na comemoração do Ano Internacional da Floresta, tendo como temas centrais LEITURA- ENERGIA- FLORESTA.
Oportunamente, a Biblioteca Escolar apresentará uma exposição com todos os trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito do concurso.
O concurso é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e o Colégio Florestal da Ordem dos Engenheiros e enquadra-se na 5ª edição da Semana da Leitura e na comemoração do Ano Internacional da Floresta, tendo como temas centrais LEITURA- ENERGIA- FLORESTA.
Oportunamente, a Biblioteca Escolar apresentará uma exposição com todos os trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito do concurso.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:30
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 17 de março de 2011
Semana da Leitura 2011
Realiza-se amanhã, dia 18 de Março, às 10h a última actividade da Semana da Leitura 2011 – LER EM VÁRIOS SOTAQUES. Para esta actividade foram convidados inúmeros leitores, cujas pronúncias darão à leitura de “A Árvores” de Sophia de Mello Breyner uma musicalidade alegre e festiva.
Decorreu com enorme sucesso e alegria o habitual RECITAL de POESIA que, como sempre, contou com uma participação massiva de alunos e professores e durante o qual foram entregues os prémios e diplomas de participação dos concursos literários “Um Conto de Natal” 2010 e “Uma carta de Amor” 2011.
Também se realizou com o habitual entusiasmo LEITURAS IMPREVISTAS XII, este ano com a leitura integral de Casos do Beco das Sardinheiras de Mário de Carvalho.
Decorreu com enorme sucesso e alegria o habitual RECITAL de POESIA que, como sempre, contou com uma participação massiva de alunos e professores e durante o qual foram entregues os prémios e diplomas de participação dos concursos literários “Um Conto de Natal” 2010 e “Uma carta de Amor” 2011.
Também se realizou com o habitual entusiasmo LEITURAS IMPREVISTAS XII, este ano com a leitura integral de Casos do Beco das Sardinheiras de Mário de Carvalho.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
08:50
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)