quinta-feira, 17 de março de 2011

Semana da Leitura 2011

Realiza-se amanhã, dia 18 de Março, às 10h a última actividade da Semana da Leitura 2011 – LER EM VÁRIOS SOTAQUES. Para esta actividade foram convidados inúmeros leitores, cujas pronúncias darão à leitura de “A Árvores” de Sophia de Mello Breyner uma musicalidade alegre e festiva.

Decorreu com enorme sucesso e alegria o habitual RECITAL de POESIA que, como sempre, contou com uma participação massiva de alunos e professores e durante o qual foram entregues os prémios e diplomas de participação dos concursos literários “Um Conto de Natal” 2010 e “Uma carta de Amor” 2011.
Também se realizou com o habitual entusiasmo LEITURAS IMPREVISTAS XII, este ano com a leitura integral de Casos do Beco das Sardinheiras de Mário de Carvalho.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Poemas de fim-de-semana

A partir do mês de Abril, a BEJG disponibilizará, todas as semanas, um poema de diferentes autores.
Aguardamos sugestões e …comentários dos nossos leitores.

Livro do mês - Março

Encontra-se afixado, nos locais habituais, informação a respeito do livro do mês de Março – Casos do Beco das Sardinheiras – de Mário de Carvalho.
São histórias de gente comum, pessoas vulgares mas caricatas, lisboetas estupefactos com as situações bizarras com que diariamente se deparam. Em comum, têm o gosto de falar de tudo e de nada. Estas narrativas curtas apresentam-nos, de forma divertida a gata Tareca, o Manuel da Ribalda, o Paulinho Marujo, o Zé Metade (assim chamado porque ao tentar separar o Manecas Canteiro do Mota Cavaleiro ficou cortado em dois), a D.Catalina, o Zé da Carris… tanta gente que gera no leitor o interesse de conhecer todas as peripécias que vivem.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comunidade de Leitores

Realizou-se ontem, dia 21 de Fevereiro, a 1ª Sessão da Comunidade de Leitores da Escola Secundária João de Barros – CONVERSAS COM SABOR. O convidado, o jovem escritor Samuel Pimenta, apresentou o seu livro O ESCOLHIDO e encantou a plateia pela simplicidade e cordialidade com que se dirigiu a todos enaltecendo a Escola e os professores.
Para a Comunidade de Leitores foi um prazer ter iniciado as suas sessões de CONVERSAS COM SABOR com este talentoso jovem; entre um gole de chá e uma bolacha, as perguntas foram desfilando entusiasticamente. A todas o nosso convidado respondeu com igual entusiasmo e rapidamente o tempo se esgotou, terminando com uma sessão de autógrafos.

A Comunidade de Leitores agradece a presença entusiasta dos alunos, professores que estiveram presentes, do director e das funcionárias, também membros da Comunidade, cuja ajuda foi imprescindível para o sucesso da 1ª sessão de CONVERSAS COM SABOR.

COMUNIDADE DE LEITORES DA Biblioteca Escolar José Gustavo

1º Sessão - CONVERSAS COM SABOR - 21 DE FEVEREIRO DE 2011, ÀS 10H – Auditório A partir da leitura do livro O ESCOLHIDO de Samuel Pimenta
Convidados: SAMUEL PIMENTA (escritor)
10ºE e Profª Paula Duarte
Membros da Comunidade de Leitores: Nildy Araújo (8ºA); Joana Sebastião; Andreia Capela; Sara Rahemane, (alunas do 8ºB); Carlos Palheiros (10ºG); Pedro Barros; Pedro Rega( alunos do 11ºF); ProfªLucília Achando; ProfªRosa Marques; Maria José Arrais (Assistente Operacional - Biblioteca); Apolónia Santos; Aida Sousa; Gabriela Camões e Teresa Andrade (Assistentes Operacionais - Escola).

COMUNIDADE DE LEITORES

SABES O QUE É UMA COMUNIDADE DE LEITORES?
PRETENDE-SE, COM AS COMUNIDADES DE LEITORES, DESCOBRIR FORMAS DIFERENTES DE ABORDAR OS TEXTOS ATRAVÉS DA DISCUSSÃO EM GRUPO DE OBRAS SELECCIONADAS PREVIAMENTE.
DO GOSTO PELA LEITURA E DA TROCA DE IMPRESSSÕES SOBRE O QUE SE LÊ CRIAM-SE CUMPLICIDADES E DESENVOLVE-SE O GOSTO PELA LEITURA DE UMA FORMA MAIS ACTIVA E PARTILHADA.
COMUNIDADES DE LEITORES SÃO, PORTANTO, GRUPOS DE PESSOAS COM O MESMO GOSTO PELO LIVRO E PELA LEITURA, DISPOSTAS A PARTILHAR COM OUTRAS PESSOAS AS EMOÇÕES E O PRAZER QUE A LEITURA LHES TRANSMITE.
QUERES FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE LEITORES DA TUA BIBLIOTECA ESCOLAR E DA TUA ESCOLA?.

INSCREVE-TE JÁ!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Exposição Dia de S. Valentim

Estará patente ao público, a partir de amanhã e até ao dia 18 de Fevereiro uma exposição alusiva ao Dia de S.Valentim, a qual conta com uma apresentação da História de S. Valentim, bem como vários poemas alusivos ao amor de autores nacionais e estrangeiros e ainda as cartas de amor escritas pelos concorrentes ao Concurso Literário “Uma Carta de Amor”