quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Escalão A

1º Prémio
                                                                  Um Conto de Natal

Era uma vez um menino de onze anos, chamado Diogo. A sua família era muito rica. Viviam numa grande cidade, onde havia grandes espaços de diversão, jardins e parques ao ar livre. Diogo era filho único e, tudo aquilo que ele pedia, os pais davam – lhe. O seu quarto era um paraíso de brinquedos. Apesar disso, o menino passava grande parte do seu tempo em frente da televisão, pois cansava – se rapidamente dos brinquedos e também queria ver todos os anúncios, na esperança de ver novos brinquedos que os pais lhe poderiam dar. Depressa se cansou da televisão e, agora era a internet que lhe despertava a atenção. “Sempre poderei ter acesso a mais novidades”, pensava ele…O tempo foi passando e aproximava – se o Natal. Diogo não sabia o que havia de pedir. Por mais anúncios que visse na televisão, por mais sítios que consultasse na internet, nada era novidade para ele.

Escalão A

2º Prémio
                                                  A Aventura do Pai Natal

Tudo corre com calma na oficina do Pai Natal. Os duendes trabalham arduamente, porque o grande dia aproximava-se. Era véspera da véspera de Natal, ou seja, dia vinte e três de Dezembro. A maior parte dos presentes já estavam comprados porque brinquedos e outros presentes que se vêem hoje em dia já não são como antigamente, quando muitos eram feitos por quem oferecia. O pai Natal estava a rever pela última vez a lista de pedidos e a lista do comportamento, que é alista onde estão escritos os nomes dos meninos que se portaram bem. O pai Natal dizia os nomes ingleses, franceses e em diante, com muita dificuldade:
- Então vamos lá a ver o que é que o Michael “Cronhier” quer receber. Ele até mandou uma linda carta, mão é Arnaldo?

Escalão A

3º Prémio
                                                                    Um Conto de Natal

Era uma vez uma menina chamada Leonor que tinha dez anos. Leonor adorava o Natal: adorava ver as ruas iluminadas, adorava as músicas natalícias que se ouviam pela cidade, adorava sentir aquela agitação toda que envolvia a compra dos presentes, enfim, Leonor ficava fascinada pela época que para ela era a mais mágica do ano.
Mas nem tudo na vida são rosas e, a época do ano que tanto a fascinava e alegrava, também a entristecia. Leonor entristecia-se por saber que havia pessoas a viver na rua, ao frio, sem agasalhos nem alimentos. Tinha pena quando via crianças que choravam em frente a uma montra, pois os seus pais não lhes podiam dar aquilo que desejavam. Sofria ao imaginar muitas crianças e idosos a passar o Natal sozinhos …

Escalão A

Menção Honrosa

                                                                               Conto de Natal

Era uma vez um homem que vivia do comércio. O homem andava de um lado para o outro a vender os seus produtos.
Naquele dia, ele não vendeu nada e voltou para casa. No caminho de volta, ele olhou para o horizonte e viu uma estrela muito brilhante e grande. Chegou a casa e sentiu uma irresistível vontade de seguir a estrela. Despediu-se da família e começou a caminhada atrás da estrela. Levava pão, água, vinho, uns bolos e dinheiro para o que fosse preciso.

Contos premiados no II Concurso Literário "Um Conto de Natal" 2010

BEJG publica os trabalhos premiados no II Concurso Literário “Um Conto de Natal” 2010 e

informa que os prémios serão entregues em Março, no decorrer da SEMANA DA LEITURA que decorre, na nossa Escola, entre 14 e 18 de Março de 2011.
A Biblioteca Escolar José Gustavo agradece a todos a participação e lembra que este é um Concurso anual, pelo que espera contar com a colaboração de todos no próximo ano.
Lembra, também, que decorre até 4 de Fevereiro o Concurso "Uma carta de Amor", cujo Regulamento se encontra na Biblioteca Escolar.
Parabéns a todos os participantes.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

II CONCURSO LITERÁRIO “UM CONTO DE NATAL” 2010

Após a uma apreciação cuidada de todos os trabalhos apresentados pelos concorrentes, o júri premiou os seguintes:
Escalão A:

1º Prémio: Ana Sofia Silva (Annie) – Agrupamento de Escolas de Gondifelos – V.N.Famalicão

2ºPrémio: Miguel Caetano (Squalis) – Esc EB2/3 D.Pedro IV- Queluz

3º Prémio: Andreia Rodrigues (Margarida) – Agrupamento de Escolas de Gondifelos – V.N.Famalicão

Menção Honrosa: Nuno Oliveira (El Oliveira) – Escola Básica 2/3 D.Pedro IV – Queluz

Escalão B

1º Prémio: Catarina Florentim (Isabel de Oliveira) _- Esc. Sec. João de barros – Corroios

2º Prémio: Hugo Santos (Miguel Castro) – Esc. Sec. João de Barros – Corroios

3º Prémio: Não foi atribuído

Escalão C

1º Prémio: Maria Morais (Isa) – Agrupamento de Escolas de Gondifelos – V.N.Famalicão

2º Prémio: Não foi atribuído

3º Prémio: Não foi atribuído

Os prémios serão entregues em Março de 2011.

Oferta de Livros à Biblioteca

A Biblioteca Escolar José Gustavo recebeu, através da mãe da aluna Inês Nogueira, do 8ºC, uma oferta de livros feita pela senhora dona Iolanda Domingues, madrinha da aluna.


A Biblioteca Escolar José Gustavo agradece a oferta e presta uma singela homenagem à benemérita com a exposição do espólio ofertado.