quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Escalão A

3º Prémio
                                                                    Um Conto de Natal

Era uma vez uma menina chamada Leonor que tinha dez anos. Leonor adorava o Natal: adorava ver as ruas iluminadas, adorava as músicas natalícias que se ouviam pela cidade, adorava sentir aquela agitação toda que envolvia a compra dos presentes, enfim, Leonor ficava fascinada pela época que para ela era a mais mágica do ano.
Mas nem tudo na vida são rosas e, a época do ano que tanto a fascinava e alegrava, também a entristecia. Leonor entristecia-se por saber que havia pessoas a viver na rua, ao frio, sem agasalhos nem alimentos. Tinha pena quando via crianças que choravam em frente a uma montra, pois os seus pais não lhes podiam dar aquilo que desejavam. Sofria ao imaginar muitas crianças e idosos a passar o Natal sozinhos …

Escalão A

Menção Honrosa

                                                                               Conto de Natal

Era uma vez um homem que vivia do comércio. O homem andava de um lado para o outro a vender os seus produtos.
Naquele dia, ele não vendeu nada e voltou para casa. No caminho de volta, ele olhou para o horizonte e viu uma estrela muito brilhante e grande. Chegou a casa e sentiu uma irresistível vontade de seguir a estrela. Despediu-se da família e começou a caminhada atrás da estrela. Levava pão, água, vinho, uns bolos e dinheiro para o que fosse preciso.

Contos premiados no II Concurso Literário "Um Conto de Natal" 2010

BEJG publica os trabalhos premiados no II Concurso Literário “Um Conto de Natal” 2010 e

informa que os prémios serão entregues em Março, no decorrer da SEMANA DA LEITURA que decorre, na nossa Escola, entre 14 e 18 de Março de 2011.
A Biblioteca Escolar José Gustavo agradece a todos a participação e lembra que este é um Concurso anual, pelo que espera contar com a colaboração de todos no próximo ano.
Lembra, também, que decorre até 4 de Fevereiro o Concurso "Uma carta de Amor", cujo Regulamento se encontra na Biblioteca Escolar.
Parabéns a todos os participantes.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

II CONCURSO LITERÁRIO “UM CONTO DE NATAL” 2010

Após a uma apreciação cuidada de todos os trabalhos apresentados pelos concorrentes, o júri premiou os seguintes:
Escalão A:

1º Prémio: Ana Sofia Silva (Annie) – Agrupamento de Escolas de Gondifelos – V.N.Famalicão

2ºPrémio: Miguel Caetano (Squalis) – Esc EB2/3 D.Pedro IV- Queluz

3º Prémio: Andreia Rodrigues (Margarida) – Agrupamento de Escolas de Gondifelos – V.N.Famalicão

Menção Honrosa: Nuno Oliveira (El Oliveira) – Escola Básica 2/3 D.Pedro IV – Queluz

Escalão B

1º Prémio: Catarina Florentim (Isabel de Oliveira) _- Esc. Sec. João de barros – Corroios

2º Prémio: Hugo Santos (Miguel Castro) – Esc. Sec. João de Barros – Corroios

3º Prémio: Não foi atribuído

Escalão C

1º Prémio: Maria Morais (Isa) – Agrupamento de Escolas de Gondifelos – V.N.Famalicão

2º Prémio: Não foi atribuído

3º Prémio: Não foi atribuído

Os prémios serão entregues em Março de 2011.

Oferta de Livros à Biblioteca

A Biblioteca Escolar José Gustavo recebeu, através da mãe da aluna Inês Nogueira, do 8ºC, uma oferta de livros feita pela senhora dona Iolanda Domingues, madrinha da aluna.


A Biblioteca Escolar José Gustavo agradece a oferta e presta uma singela homenagem à benemérita com a exposição do espólio ofertado.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

NOTÍCIAS

Mais informa que a partir desta data e até ao dia 4 de Fevereiro é possível concorrer ao Concurso literário “UMA CARTA DE AMOR”, pelo que todos os interessados devem consultar com atenção o respectivo regulamento disponível na Biblioteca, no blogue e nesta página.
Relativamente ao II Concurso Literário “UM CONTO DE NATAL” a equipa da Biblioteca Escolar congratula-se com o número de participantes (14 do escalão A; 5 do escalão B; 2 do escalão C e ainda 5 participantes que pelo facto de não estarem identificados serão desclassificados) e informa que oportunamente dará a conhecer os vencedores.

MÁRIO VARGAS LLOSA

Nasceu em Março de 1936, em Arequipa, Peru. Em 1946 mudou-se para a cidade de Lima, onde viveu durante algum tempo.

Com 14 anos ingressou no Colégio Militar Leôncio Prado, em La Perla, onde permaneceu durante dois anos como aluno interno.
Iniciou os seus estudos universitários em 1953, na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, estudando Letras e Direito.
Foi locutor e jornalista e em 1990 candidatou-se à presidência do Peru, tendo sido vencido por Alberto Fujimore.
Este ano, foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.