A Biblioteca Escolar José Gustavo recebeu, através da mãe da aluna Inês Nogueira, do 8ºC, uma oferta de livros feita pela senhora dona Iolanda Domingues, madrinha da aluna.
A Biblioteca Escolar José Gustavo agradece a oferta e presta uma singela homenagem à benemérita com a exposição do espólio ofertado.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Oferta de Livros à Biblioteca
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:24
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
NOTÍCIAS
Mais informa que a partir desta data e até ao dia 4 de Fevereiro é possível concorrer ao Concurso literário “UMA CARTA DE AMOR”, pelo que todos os interessados devem consultar com atenção o respectivo regulamento disponível na Biblioteca, no blogue e nesta página.
Relativamente ao II Concurso Literário “UM CONTO DE NATAL” a equipa da Biblioteca Escolar congratula-se com o número de participantes (14 do escalão A; 5 do escalão B; 2 do escalão C e ainda 5 participantes que pelo facto de não estarem identificados serão desclassificados) e informa que oportunamente dará a conhecer os vencedores.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:56
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
MÁRIO VARGAS LLOSA
Nasceu em Março de 1936, em Arequipa, Peru. Em 1946 mudou-se para a cidade de Lima, onde viveu durante algum tempo.
Com 14 anos ingressou no Colégio Militar Leôncio Prado, em La Perla, onde permaneceu durante dois anos como aluno interno.
Iniciou os seus estudos universitários em 1953, na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, estudando Letras e Direito.
Foi locutor e jornalista e em 1990 candidatou-se à presidência do Peru, tendo sido vencido por Alberto Fujimore.
Com 14 anos ingressou no Colégio Militar Leôncio Prado, em La Perla, onde permaneceu durante dois anos como aluno interno.
Iniciou os seus estudos universitários em 1953, na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, estudando Letras e Direito.
Foi locutor e jornalista e em 1990 candidatou-se à presidência do Peru, tendo sido vencido por Alberto Fujimore.
Este ano, foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:54
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
LIVRO DO MÊS DE JANEIRO
A Biblioteca Escolar dá as boas vindas a todos os membros da comunidade, professores, funcionários, pais e alunos no início de mais um ano e informa que está já disponível, nos locais habituais, informação a respeito do livro do mês de Janeiro – A Tia Júlia e o Escrevedor – uma homenagem ao Prémio Nobel da Literatura 2010, Mário Vargas Llosa.
A Tia Júlia e o Escrevedor é um dos mais originais livros de Mário Vargas Llosa.
Narra a história de um estudante de Direito com ambições literárias, Varguitas, Marito para a família que é composta por tios e tias, primos e primas e também uma bela e carismática tia (por afinidade) com cerca de 30 anos, recém-divorciada de quem todos esperam que, mediante a sua condição de mulher de “classe” mas sem fortuna, faça um casamento conveniente de modo a garantir a sua estabilidade financeira e não ser um encargo para a família; ao mesmo tempo, a bela tia fugiria do estigma de solteirona.
A Tia Júlia e o Escrevedor é um dos mais originais livros de Mário Vargas Llosa.
Narra a história de um estudante de Direito com ambições literárias, Varguitas, Marito para a família que é composta por tios e tias, primos e primas e também uma bela e carismática tia (por afinidade) com cerca de 30 anos, recém-divorciada de quem todos esperam que, mediante a sua condição de mulher de “classe” mas sem fortuna, faça um casamento conveniente de modo a garantir a sua estabilidade financeira e não ser um encargo para a família; ao mesmo tempo, a bela tia fugiria do estigma de solteirona.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:30
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Notícias da BEJG
De 13 a16 de Dezembro far-se-á, na Biblioteca, a habitual leitura de contos de Natal.
Para esta actividade serão convidados alunos e encarregados de educação. Os contos serão previamente seleccionados pela Equipa da BE; contudo, serão aceites sugestões de leituras por parte dos membros da comunidade.
A BEJG lembra todos os interessados de que até 16 de Dezembro podem concorrer ao concurso “UM CONTO DE NATAL”, cujo regulamento pode ser consultado na Biblioteca ou on line.
Vai realizar-se no dia 14 de Dezembro, pelas 14 horas na AURPIC, um encontro de trabalho entre utentes daquela instituição e um grupo de alunos da nossa Escola, para a apresentação do trabalho final de uma actividade que se está a realizar, em parceria.
Este encontro de trabalho, ao qual se seguirá um convívio, consiste na realização de um trabalho de promoção da leitura por parte do grupo de estudantes da Escola, junto dos utentes da AURPIC.
Este ano, o trabalho diz respeito à leitura do conto “A menina dos Fósforos” de H.C.Andersen a partir do qual vão ser feitas em plasticina os elementos chave da história, enquadrados nos respectivos cenários. Estes trabalhos serão feitos pelos utentes da URPIC com a colaboração de alguns alunos e com a ajuda da Animadora Sociocultural da Instituição.
O trabalho final será a apresentação de um Movie Maker feito pelos alunos, a partir das fotografias dos trabalhos realizados.
Estimular o gosto pela leitura, promover o convívio entre gerações, valorizar e respeitar os idosos e estabelecer parcerias com entidades locais são, pois, os objectivos deste intercâmbio intergeracional.
Para esta actividade serão convidados alunos e encarregados de educação. Os contos serão previamente seleccionados pela Equipa da BE; contudo, serão aceites sugestões de leituras por parte dos membros da comunidade.
A BEJG lembra todos os interessados de que até 16 de Dezembro podem concorrer ao concurso “UM CONTO DE NATAL”, cujo regulamento pode ser consultado na Biblioteca ou on line.
Vai realizar-se no dia 14 de Dezembro, pelas 14 horas na AURPIC, um encontro de trabalho entre utentes daquela instituição e um grupo de alunos da nossa Escola, para a apresentação do trabalho final de uma actividade que se está a realizar, em parceria.
Este encontro de trabalho, ao qual se seguirá um convívio, consiste na realização de um trabalho de promoção da leitura por parte do grupo de estudantes da Escola, junto dos utentes da AURPIC.
Este ano, o trabalho diz respeito à leitura do conto “A menina dos Fósforos” de H.C.Andersen a partir do qual vão ser feitas em plasticina os elementos chave da história, enquadrados nos respectivos cenários. Estes trabalhos serão feitos pelos utentes da URPIC com a colaboração de alguns alunos e com a ajuda da Animadora Sociocultural da Instituição.
O trabalho final será a apresentação de um Movie Maker feito pelos alunos, a partir das fotografias dos trabalhos realizados.
Estimular o gosto pela leitura, promover o convívio entre gerações, valorizar e respeitar os idosos e estabelecer parcerias com entidades locais são, pois, os objectivos deste intercâmbio intergeracional.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:11
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Biografia de Matilde Rosa Araújo
Nasceu em Lisboa, em 1921. Licenciou-se em Filologia Românica na Universidade Clássica de Lisboa e exerceu a actividade de professora durante muitos anos, tendo leccionado em vários locais do país, mas também nas cidades de Lisboa e Porto.
Leccionou, também, na Escola do Magistério Primário, em Lisboa, o primeiro curso de Literatura para a Infância.
É autora de livros de contos e poesia para adultos e mais de duas dezenas de livros para crianças, cuja temática se centra em torno de três grandes eixos orientadores: a infância dourada, a infância agredida e a infância como projecto.
É, igualmente, autora de livros sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica.
Ao longo da sua vida dedicou-se, com fervor, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.
Leccionou, também, na Escola do Magistério Primário, em Lisboa, o primeiro curso de Literatura para a Infância.
É autora de livros de contos e poesia para adultos e mais de duas dezenas de livros para crianças, cuja temática se centra em torno de três grandes eixos orientadores: a infância dourada, a infância agredida e a infância como projecto.
É, igualmente, autora de livros sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica.
Ao longo da sua vida dedicou-se, com fervor, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.
Matilde Rosa Araújo faleceu em Lisboa, no dia 6 de Julho de 2010.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:06
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
LIVRO DO MÊS DE DEZEMBRO 2010
A Biblioteca Escolar José Gustavo presta homenagem a Matilde Rosa Araújo, professora dedicada, destacando no mês de Dezembro a vida e obra desta escritora, cuja magia e arte de orquestrar as palavras fez as delícias de pequenos e grandes ao longo de uma vida.
Não lhe pouparam elogios os seus colegas e os seus leitores. Defensora dos Direitos das Crianças, Matilde a fada madrinha para a literatura infantil, diz António Torrado.
O Sol e o menino dos Pés frios é o conto que destacamos, este mês e que a seguir transcrevemos.
Não lhe pouparam elogios os seus colegas e os seus leitores. Defensora dos Direitos das Crianças, Matilde a fada madrinha para a literatura infantil, diz António Torrado.
O Sol e o menino dos Pés frios é o conto que destacamos, este mês e que a seguir transcrevemos.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:02
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)

