quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MÁRIO VARGAS LLOSA

Nasceu em Março de 1936, em Arequipa, Peru. Em 1946 mudou-se para a cidade de Lima, onde viveu durante algum tempo.

Com 14 anos ingressou no Colégio Militar Leôncio Prado, em La Perla, onde permaneceu durante dois anos como aluno interno.
Iniciou os seus estudos universitários em 1953, na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, estudando Letras e Direito.
Foi locutor e jornalista e em 1990 candidatou-se à presidência do Peru, tendo sido vencido por Alberto Fujimore.
Este ano, foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.



LIVRO DO MÊS DE JANEIRO

A Biblioteca Escolar dá as boas vindas a todos os membros da comunidade, professores, funcionários, pais e alunos no início de mais um ano e informa que está já disponível, nos locais habituais, informação a respeito do livro do mês de Janeiro – A Tia Júlia e o Escrevedor – uma homenagem ao Prémio Nobel da Literatura 2010, Mário Vargas Llosa.
A Tia Júlia e o Escrevedor é um dos mais originais livros de Mário Vargas Llosa.
Narra a história de um estudante de Direito com ambições literárias, Varguitas, Marito para a família que é composta por tios e tias, primos e primas e também uma bela e carismática tia (por afinidade) com cerca de 30 anos, recém-divorciada de quem todos esperam que, mediante a sua condição de mulher de “classe” mas sem fortuna, faça um casamento conveniente de modo a garantir a sua estabilidade financeira e não ser um encargo para a família; ao mesmo tempo, a bela tia fugiria do estigma de solteirona.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Notícias da BEJG

De 13 a16 de Dezembro far-se-á, na Biblioteca, a habitual leitura de contos de Natal.
Para esta actividade serão convidados alunos e encarregados de educação. Os contos serão previamente seleccionados pela Equipa da BE; contudo, serão aceites sugestões de leituras por parte dos membros da comunidade.
A BEJG lembra todos os interessados de que até 16 de Dezembro podem concorrer ao concurso “UM CONTO DE NATAL”, cujo regulamento pode ser consultado na Biblioteca ou on line.
Vai realizar-se no dia 14 de Dezembro, pelas 14 horas na AURPIC, um encontro de trabalho entre utentes daquela instituição e um grupo de alunos da nossa Escola, para a apresentação do trabalho final de uma actividade que se está a realizar, em parceria.
Este encontro de trabalho, ao qual se seguirá um convívio, consiste na realização de um trabalho de promoção da leitura por parte do grupo de estudantes da Escola, junto dos utentes da AURPIC.
Este ano, o trabalho diz respeito à leitura do conto “A menina dos Fósforos” de H.C.Andersen a partir do qual vão ser feitas em plasticina os elementos chave da história, enquadrados nos respectivos cenários. Estes trabalhos serão feitos pelos utentes da URPIC com a colaboração de alguns alunos e com a ajuda da Animadora Sociocultural da Instituição.
O trabalho final será a apresentação de um Movie Maker feito pelos alunos, a partir das fotografias dos trabalhos realizados.
Estimular o gosto pela leitura, promover o convívio entre gerações, valorizar e respeitar os idosos e estabelecer parcerias com entidades locais são, pois, os objectivos deste intercâmbio intergeracional.

Biografia de Matilde Rosa Araújo

Nasceu em Lisboa, em 1921. Licenciou-se em Filologia Românica na Universidade Clássica de Lisboa e exerceu a actividade de professora durante muitos anos, tendo leccionado em vários locais do país, mas também nas cidades de Lisboa e Porto.
Leccionou, também, na Escola do Magistério Primário, em Lisboa, o primeiro curso de Literatura para a Infância.
É autora de livros de contos e poesia para adultos e mais de duas dezenas de livros para crianças, cuja temática se centra em torno de três grandes eixos orientadores: a infância dourada, a infância agredida e a infância como projecto.
É, igualmente, autora de livros sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica.
Ao longo da sua vida dedicou-se, com fervor, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.
Matilde Rosa Araújo faleceu em Lisboa, no dia 6 de Julho de 2010.

LIVRO DO MÊS DE DEZEMBRO 2010

A Biblioteca Escolar José Gustavo presta homenagem a Matilde Rosa Araújo, professora dedicada, destacando no mês de Dezembro a vida e obra desta escritora, cuja magia e arte de orquestrar as palavras fez as delícias de pequenos e grandes ao longo de uma vida.
Não lhe pouparam elogios os seus colegas e os seus leitores. Defensora dos Direitos das Crianças, Matilde a fada madrinha para a literatura infantil, diz António Torrado.
O Sol e o menino dos Pés frios é o conto que destacamos, este mês e que a seguir transcrevemos.

Estação do Livro 2010-11-29

Terminou no dia 26 de Novembro a Estação do Livro 2010. Na nossa Escola, o último dia contou com a representação teatral do “Auto da Barca do Inferno”, actividade que integrou o Programa da Estação do Livro e que fez parte do Projecto EM REDE 2010, com o qual a Escola concorreu, daí que tivesse sido posta à disposição da comunidade e por isso constituiu, para nós, um momento muito especial.
Estiveram presentes duas turmas da nossa Escola (8ºH e 9ºB) e uma da Escola Básica 2/3 Nun’Álvares.
Como já é habitual, a professora Fátima Borges e os seus alunos (este ano o 9ºA) ofereceram bons momentos de alegria e boa disposição e a plateia correspondeu, também como é habitual, com entusiasmo.
Com o fim da Estação do Livro, terminou, igualmente, a Feira do Livro.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.

A próxima iniciativa é dia 26 de Novembro, às 11 horas. A nossa Escola participa, através do projecto EM REDE no programa da Estação do Livro e, desta feita, exibirá para três turmas de escolas do concelho (Escola Básica 2/3 Nun’Álvares; Escola Secundária da Amora e Escola Secundária José Afonso) a representação de “Auto da Barca do Inferno”, um trabalho da professora Fátima Borges e dos seus alunos do 9ºA.