De 13 a16 de Dezembro far-se-á, na Biblioteca, a habitual leitura de contos de Natal.
Para esta actividade serão convidados alunos e encarregados de educação. Os contos serão previamente seleccionados pela Equipa da BE; contudo, serão aceites sugestões de leituras por parte dos membros da comunidade.
A BEJG lembra todos os interessados de que até 16 de Dezembro podem concorrer ao concurso “UM CONTO DE NATAL”, cujo regulamento pode ser consultado na Biblioteca ou on line.
Vai realizar-se no dia 14 de Dezembro, pelas 14 horas na AURPIC, um encontro de trabalho entre utentes daquela instituição e um grupo de alunos da nossa Escola, para a apresentação do trabalho final de uma actividade que se está a realizar, em parceria.
Este encontro de trabalho, ao qual se seguirá um convívio, consiste na realização de um trabalho de promoção da leitura por parte do grupo de estudantes da Escola, junto dos utentes da AURPIC.
Este ano, o trabalho diz respeito à leitura do conto “A menina dos Fósforos” de H.C.Andersen a partir do qual vão ser feitas em plasticina os elementos chave da história, enquadrados nos respectivos cenários. Estes trabalhos serão feitos pelos utentes da URPIC com a colaboração de alguns alunos e com a ajuda da Animadora Sociocultural da Instituição.
O trabalho final será a apresentação de um Movie Maker feito pelos alunos, a partir das fotografias dos trabalhos realizados.
Estimular o gosto pela leitura, promover o convívio entre gerações, valorizar e respeitar os idosos e estabelecer parcerias com entidades locais são, pois, os objectivos deste intercâmbio intergeracional.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Notícias da BEJG
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:11
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Biografia de Matilde Rosa Araújo
Nasceu em Lisboa, em 1921. Licenciou-se em Filologia Românica na Universidade Clássica de Lisboa e exerceu a actividade de professora durante muitos anos, tendo leccionado em vários locais do país, mas também nas cidades de Lisboa e Porto.
Leccionou, também, na Escola do Magistério Primário, em Lisboa, o primeiro curso de Literatura para a Infância.
É autora de livros de contos e poesia para adultos e mais de duas dezenas de livros para crianças, cuja temática se centra em torno de três grandes eixos orientadores: a infância dourada, a infância agredida e a infância como projecto.
É, igualmente, autora de livros sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica.
Ao longo da sua vida dedicou-se, com fervor, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.
Leccionou, também, na Escola do Magistério Primário, em Lisboa, o primeiro curso de Literatura para a Infância.
É autora de livros de contos e poesia para adultos e mais de duas dezenas de livros para crianças, cuja temática se centra em torno de três grandes eixos orientadores: a infância dourada, a infância agredida e a infância como projecto.
É, igualmente, autora de livros sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica.
Ao longo da sua vida dedicou-se, com fervor, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.
Matilde Rosa Araújo faleceu em Lisboa, no dia 6 de Julho de 2010.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:06
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
LIVRO DO MÊS DE DEZEMBRO 2010
A Biblioteca Escolar José Gustavo presta homenagem a Matilde Rosa Araújo, professora dedicada, destacando no mês de Dezembro a vida e obra desta escritora, cuja magia e arte de orquestrar as palavras fez as delícias de pequenos e grandes ao longo de uma vida.
Não lhe pouparam elogios os seus colegas e os seus leitores. Defensora dos Direitos das Crianças, Matilde a fada madrinha para a literatura infantil, diz António Torrado.
O Sol e o menino dos Pés frios é o conto que destacamos, este mês e que a seguir transcrevemos.
Não lhe pouparam elogios os seus colegas e os seus leitores. Defensora dos Direitos das Crianças, Matilde a fada madrinha para a literatura infantil, diz António Torrado.
O Sol e o menino dos Pés frios é o conto que destacamos, este mês e que a seguir transcrevemos.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:02
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Estação do Livro 2010-11-29
Terminou no dia 26 de Novembro a Estação do Livro 2010. Na nossa Escola, o último dia contou com a representação teatral do “Auto da Barca do Inferno”, actividade que integrou o Programa da Estação do Livro e que fez parte do Projecto EM REDE 2010, com o qual a Escola concorreu, daí que tivesse sido posta à disposição da comunidade e por isso constituiu, para nós, um momento muito especial.
Estiveram presentes duas turmas da nossa Escola (8ºH e 9ºB) e uma da Escola Básica 2/3 Nun’Álvares.
Como já é habitual, a professora Fátima Borges e os seus alunos (este ano o 9ºA) ofereceram bons momentos de alegria e boa disposição e a plateia correspondeu, também como é habitual, com entusiasmo.
Com o fim da Estação do Livro, terminou, igualmente, a Feira do Livro.
Estiveram presentes duas turmas da nossa Escola (8ºH e 9ºB) e uma da Escola Básica 2/3 Nun’Álvares.
Como já é habitual, a professora Fátima Borges e os seus alunos (este ano o 9ºA) ofereceram bons momentos de alegria e boa disposição e a plateia correspondeu, também como é habitual, com entusiasmo.
Com o fim da Estação do Livro, terminou, igualmente, a Feira do Livro.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
02:55
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.
A próxima iniciativa é dia 26 de Novembro, às 11 horas. A nossa Escola participa, através do projecto EM REDE no programa da Estação do Livro e, desta feita, exibirá para três turmas de escolas do concelho (Escola Básica 2/3 Nun’Álvares; Escola Secundária da Amora e Escola Secundária José Afonso) a representação de “Auto da Barca do Inferno”, um trabalho da professora Fátima Borges e dos seus alunos do 9ºA.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:53
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.
Realizou-se hoje, dia 17 de Novembro, uma actividade prevista no programa da Estação do Livro 2010 – REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.
Perante a estupefacção dos alunos (8ºB e 8ºH) e dos professores que os acompanharam, Alfredo Leite (Mundo Brilhante) surpreendeu, uma vez mais, com a sua arte performativa ao debruçar-se sobre os afectos e sexualidade, com delicadeza.
O sucesso da Estação do Livro está garantida, uma vez que não é possível deixar de admirar a qualidade do programa que a Câmara Municipal do Seixal apresenta e surpreende, todos os anos.
Juntamos a opinião de dois alunos sobre a actividade acima referida.
“Na minha opinião, foi bom, divertido e muito educativo.
Achei muito interessantes as coisas importantes que o senhor disse. Fiquei muito esclarecida com o que falámos, devemos mesmo conhecer bem o nosso corpo, o nosso parceiro; foi muito bom falar no assunto.
Havia muitas pessoas que não sabiam o que era a sexualidade e uma dessas pessoas era eu.
E.N.”
“Na minha opinião, foi bom termos ouvido isto, porque muitos de nós esclarecemos dúvidas sobre a sexualidade. (…) Gostei da sessão, penso que o Sr. Alfredo Leite conseguiu explicar de uma forma agradável o assunto.
I.C.”
Perante a estupefacção dos alunos (8ºB e 8ºH) e dos professores que os acompanharam, Alfredo Leite (Mundo Brilhante) surpreendeu, uma vez mais, com a sua arte performativa ao debruçar-se sobre os afectos e sexualidade, com delicadeza.
O sucesso da Estação do Livro está garantida, uma vez que não é possível deixar de admirar a qualidade do programa que a Câmara Municipal do Seixal apresenta e surpreende, todos os anos.
Juntamos a opinião de dois alunos sobre a actividade acima referida.
“Na minha opinião, foi bom, divertido e muito educativo.
Achei muito interessantes as coisas importantes que o senhor disse. Fiquei muito esclarecida com o que falámos, devemos mesmo conhecer bem o nosso corpo, o nosso parceiro; foi muito bom falar no assunto.
Havia muitas pessoas que não sabiam o que era a sexualidade e uma dessas pessoas era eu.
E.N.”
“Na minha opinião, foi bom termos ouvido isto, porque muitos de nós esclarecemos dúvidas sobre a sexualidade. (…) Gostei da sessão, penso que o Sr. Alfredo Leite conseguiu explicar de uma forma agradável o assunto.
I.C.”
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:49
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
II Concurso Literário “UM CONTO DE NATAL”
CONCURSO LITERÁRIO “ UM CONTO DE NATAL”
REGULAMENTO
Informa-se toda a comunidade educativa de que a Biblioteca Escolar José Gustavo está a realizar o II Concurso Literário “Um conto de Natal”, cujo Regulamento deve ser consultado on line ou na Biblioteca Escolar.
Chama-se a atenção de todos os interessados para o rigoroso cumprimento dos prazos e outros procedimentos constantes no Regulamento.
REGULAMENTO
REGULAMENTO
Informa-se toda a comunidade educativa de que a Biblioteca Escolar José Gustavo está a realizar o II Concurso Literário “Um conto de Natal”, cujo Regulamento deve ser consultado on line ou na Biblioteca Escolar.
Chama-se a atenção de todos os interessados para o rigoroso cumprimento dos prazos e outros procedimentos constantes no Regulamento.
REGULAMENTO
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:44
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)