sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Biografia de Matilde Rosa Araújo

Nasceu em Lisboa, em 1921. Licenciou-se em Filologia Românica na Universidade Clássica de Lisboa e exerceu a actividade de professora durante muitos anos, tendo leccionado em vários locais do país, mas também nas cidades de Lisboa e Porto.
Leccionou, também, na Escola do Magistério Primário, em Lisboa, o primeiro curso de Literatura para a Infância.
É autora de livros de contos e poesia para adultos e mais de duas dezenas de livros para crianças, cuja temática se centra em torno de três grandes eixos orientadores: a infância dourada, a infância agredida e a infância como projecto.
É, igualmente, autora de livros sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica.
Ao longo da sua vida dedicou-se, com fervor, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.
Matilde Rosa Araújo faleceu em Lisboa, no dia 6 de Julho de 2010.

LIVRO DO MÊS DE DEZEMBRO 2010

A Biblioteca Escolar José Gustavo presta homenagem a Matilde Rosa Araújo, professora dedicada, destacando no mês de Dezembro a vida e obra desta escritora, cuja magia e arte de orquestrar as palavras fez as delícias de pequenos e grandes ao longo de uma vida.
Não lhe pouparam elogios os seus colegas e os seus leitores. Defensora dos Direitos das Crianças, Matilde a fada madrinha para a literatura infantil, diz António Torrado.
O Sol e o menino dos Pés frios é o conto que destacamos, este mês e que a seguir transcrevemos.

Estação do Livro 2010-11-29

Terminou no dia 26 de Novembro a Estação do Livro 2010. Na nossa Escola, o último dia contou com a representação teatral do “Auto da Barca do Inferno”, actividade que integrou o Programa da Estação do Livro e que fez parte do Projecto EM REDE 2010, com o qual a Escola concorreu, daí que tivesse sido posta à disposição da comunidade e por isso constituiu, para nós, um momento muito especial.
Estiveram presentes duas turmas da nossa Escola (8ºH e 9ºB) e uma da Escola Básica 2/3 Nun’Álvares.
Como já é habitual, a professora Fátima Borges e os seus alunos (este ano o 9ºA) ofereceram bons momentos de alegria e boa disposição e a plateia correspondeu, também como é habitual, com entusiasmo.
Com o fim da Estação do Livro, terminou, igualmente, a Feira do Livro.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.

A próxima iniciativa é dia 26 de Novembro, às 11 horas. A nossa Escola participa, através do projecto EM REDE no programa da Estação do Livro e, desta feita, exibirá para três turmas de escolas do concelho (Escola Básica 2/3 Nun’Álvares; Escola Secundária da Amora e Escola Secundária José Afonso) a representação de “Auto da Barca do Inferno”, um trabalho da professora Fátima Borges e dos seus alunos do 9ºA.

REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.

Realizou-se hoje, dia 17 de Novembro, uma actividade prevista no programa da Estação do Livro 2010 – REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.


Perante a estupefacção dos alunos (8ºB e 8ºH) e dos professores que os acompanharam, Alfredo Leite (Mundo Brilhante) surpreendeu, uma vez mais, com a sua arte performativa ao debruçar-se sobre os afectos e sexualidade, com delicadeza.

O sucesso da Estação do Livro está garantida, uma vez que não é possível deixar de admirar a qualidade do programa que a Câmara Municipal do Seixal apresenta e surpreende, todos os anos.

Juntamos a opinião de dois alunos sobre a actividade acima referida.

“Na minha opinião, foi bom, divertido e muito educativo.

Achei muito interessantes as coisas importantes que o senhor disse. Fiquei muito esclarecida com o que falámos, devemos mesmo conhecer bem o nosso corpo, o nosso parceiro; foi muito bom falar no assunto.

Havia muitas pessoas que não sabiam o que era a sexualidade e uma dessas pessoas era eu.

E.N.”

“Na minha opinião, foi bom termos ouvido isto, porque muitos de nós esclarecemos dúvidas sobre a sexualidade. (…) Gostei da sessão, penso que o Sr. Alfredo Leite conseguiu explicar de uma forma agradável o assunto.

I.C.”

II Concurso Literário “UM CONTO DE NATAL”

CONCURSO LITERÁRIO “ UM CONTO DE NATAL”

REGULAMENTO
Informa-se toda a comunidade educativa de que a Biblioteca Escolar José Gustavo está a realizar o II Concurso Literário “Um conto de Natal”, cujo Regulamento deve ser consultado on line ou na Biblioteca Escolar.
Chama-se a atenção de todos os interessados para o rigoroso cumprimento dos prazos e outros procedimentos constantes no Regulamento.



REGULAMENTO

Estação do Livro

A Estação do Livro, actividade anual realizada em parceria com o SABE, realiza-se, este ano, de 15 a 26 de Novembro de 2010.

Desta iniciativa constam as seguintes actividades:

  • Feira do Livro
  •  Exposição de diversos trabalhos feitos pelos alunos
  • Mundo Brilhante – actividade oferecida pela Câmara Municipal do Seixal
  • EM REDE – actividade oferecida pela Escola Secundária João de Barros à comunidade.
Brevemente será apresentado o calendário das actividades relativas à iniciativa “Estação do Livro”.