A Biblioteca Escolar José Gustavo presta homenagem a Matilde Rosa Araújo, professora dedicada, destacando no mês de Dezembro a vida e obra desta escritora, cuja magia e arte de orquestrar as palavras fez as delícias de pequenos e grandes ao longo de uma vida.
Não lhe pouparam elogios os seus colegas e os seus leitores. Defensora dos Direitos das Crianças, Matilde a fada madrinha para a literatura infantil, diz António Torrado.
O Sol e o menino dos Pés frios é o conto que destacamos, este mês e que a seguir transcrevemos.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
LIVRO DO MÊS DE DEZEMBRO 2010
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
03:02
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Estação do Livro 2010-11-29
Terminou no dia 26 de Novembro a Estação do Livro 2010. Na nossa Escola, o último dia contou com a representação teatral do “Auto da Barca do Inferno”, actividade que integrou o Programa da Estação do Livro e que fez parte do Projecto EM REDE 2010, com o qual a Escola concorreu, daí que tivesse sido posta à disposição da comunidade e por isso constituiu, para nós, um momento muito especial.
Estiveram presentes duas turmas da nossa Escola (8ºH e 9ºB) e uma da Escola Básica 2/3 Nun’Álvares.
Como já é habitual, a professora Fátima Borges e os seus alunos (este ano o 9ºA) ofereceram bons momentos de alegria e boa disposição e a plateia correspondeu, também como é habitual, com entusiasmo.
Com o fim da Estação do Livro, terminou, igualmente, a Feira do Livro.
Estiveram presentes duas turmas da nossa Escola (8ºH e 9ºB) e uma da Escola Básica 2/3 Nun’Álvares.
Como já é habitual, a professora Fátima Borges e os seus alunos (este ano o 9ºA) ofereceram bons momentos de alegria e boa disposição e a plateia correspondeu, também como é habitual, com entusiasmo.
Com o fim da Estação do Livro, terminou, igualmente, a Feira do Livro.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
02:55
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.
A próxima iniciativa é dia 26 de Novembro, às 11 horas. A nossa Escola participa, através do projecto EM REDE no programa da Estação do Livro e, desta feita, exibirá para três turmas de escolas do concelho (Escola Básica 2/3 Nun’Álvares; Escola Secundária da Amora e Escola Secundária José Afonso) a representação de “Auto da Barca do Inferno”, um trabalho da professora Fátima Borges e dos seus alunos do 9ºA.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:53
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.
Realizou-se hoje, dia 17 de Novembro, uma actividade prevista no programa da Estação do Livro 2010 – REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.
Perante a estupefacção dos alunos (8ºB e 8ºH) e dos professores que os acompanharam, Alfredo Leite (Mundo Brilhante) surpreendeu, uma vez mais, com a sua arte performativa ao debruçar-se sobre os afectos e sexualidade, com delicadeza.
O sucesso da Estação do Livro está garantida, uma vez que não é possível deixar de admirar a qualidade do programa que a Câmara Municipal do Seixal apresenta e surpreende, todos os anos.
Juntamos a opinião de dois alunos sobre a actividade acima referida.
“Na minha opinião, foi bom, divertido e muito educativo.
Achei muito interessantes as coisas importantes que o senhor disse. Fiquei muito esclarecida com o que falámos, devemos mesmo conhecer bem o nosso corpo, o nosso parceiro; foi muito bom falar no assunto.
Havia muitas pessoas que não sabiam o que era a sexualidade e uma dessas pessoas era eu.
E.N.”
“Na minha opinião, foi bom termos ouvido isto, porque muitos de nós esclarecemos dúvidas sobre a sexualidade. (…) Gostei da sessão, penso que o Sr. Alfredo Leite conseguiu explicar de uma forma agradável o assunto.
I.C.”
Perante a estupefacção dos alunos (8ºB e 8ºH) e dos professores que os acompanharam, Alfredo Leite (Mundo Brilhante) surpreendeu, uma vez mais, com a sua arte performativa ao debruçar-se sobre os afectos e sexualidade, com delicadeza.
O sucesso da Estação do Livro está garantida, uma vez que não é possível deixar de admirar a qualidade do programa que a Câmara Municipal do Seixal apresenta e surpreende, todos os anos.
Juntamos a opinião de dois alunos sobre a actividade acima referida.
“Na minha opinião, foi bom, divertido e muito educativo.
Achei muito interessantes as coisas importantes que o senhor disse. Fiquei muito esclarecida com o que falámos, devemos mesmo conhecer bem o nosso corpo, o nosso parceiro; foi muito bom falar no assunto.
Havia muitas pessoas que não sabiam o que era a sexualidade e uma dessas pessoas era eu.
E.N.”
“Na minha opinião, foi bom termos ouvido isto, porque muitos de nós esclarecemos dúvidas sobre a sexualidade. (…) Gostei da sessão, penso que o Sr. Alfredo Leite conseguiu explicar de uma forma agradável o assunto.
I.C.”
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:49
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
II Concurso Literário “UM CONTO DE NATAL”
CONCURSO LITERÁRIO “ UM CONTO DE NATAL”
REGULAMENTO
Informa-se toda a comunidade educativa de que a Biblioteca Escolar José Gustavo está a realizar o II Concurso Literário “Um conto de Natal”, cujo Regulamento deve ser consultado on line ou na Biblioteca Escolar.
Chama-se a atenção de todos os interessados para o rigoroso cumprimento dos prazos e outros procedimentos constantes no Regulamento.
REGULAMENTO
REGULAMENTO
Informa-se toda a comunidade educativa de que a Biblioteca Escolar José Gustavo está a realizar o II Concurso Literário “Um conto de Natal”, cujo Regulamento deve ser consultado on line ou na Biblioteca Escolar.
Chama-se a atenção de todos os interessados para o rigoroso cumprimento dos prazos e outros procedimentos constantes no Regulamento.
REGULAMENTO
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:44
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Estação do Livro
A Estação do Livro, actividade anual realizada em parceria com o SABE, realiza-se, este ano, de 15 a 26 de Novembro de 2010.
Desta iniciativa constam as seguintes actividades:
Desta iniciativa constam as seguintes actividades:
- Feira do Livro
- Exposição de diversos trabalhos feitos pelos alunos
- Mundo Brilhante – actividade oferecida pela Câmara Municipal do Seixal
- EM REDE – actividade oferecida pela Escola Secundária João de Barros à comunidade.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:39
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Livro do mês
A Biblioteca Escolar informa que já se encontra disponível, nos locais habituais, informação relativa ao livro do mês de Novembro, este mês dedicado a “Excelentíssimas Crianças” de Daniel Pennac.
Singular tema de uma redacção proposto por um professor a três alunos seus de 12 anos: um judeu, um católico e um muçulmano.
Tema:
Um dia, acorda e verifica que, durante a noite, se transformou num adulto. Tomado de pânico, corre ao quarto dos seus pais. Eles transformaram-se em crianças.
Conte o seguimento.”
Tudo se passa no bairro parisiense de Bellville, como acontece com outros romances de Daniel Pennac.
Uma história burlesca e surrealista, em que o absurdo e o ilógico adquirem as dimensões do real e do lógica. Uma autêntica fábula num universo abertamente poético.
Singular tema de uma redacção proposto por um professor a três alunos seus de 12 anos: um judeu, um católico e um muçulmano.
Tema:
Um dia, acorda e verifica que, durante a noite, se transformou num adulto. Tomado de pânico, corre ao quarto dos seus pais. Eles transformaram-se em crianças.
Conte o seguimento.”
Tudo se passa no bairro parisiense de Bellville, como acontece com outros romances de Daniel Pennac.
Uma história burlesca e surrealista, em que o absurdo e o ilógico adquirem as dimensões do real e do lógica. Uma autêntica fábula num universo abertamente poético.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:31
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)
