A próxima iniciativa é dia 26 de Novembro, às 11 horas. A nossa Escola participa, através do projecto EM REDE no programa da Estação do Livro e, desta feita, exibirá para três turmas de escolas do concelho (Escola Básica 2/3 Nun’Álvares; Escola Secundária da Amora e Escola Secundária José Afonso) a representação de “Auto da Barca do Inferno”, um trabalho da professora Fátima Borges e dos seus alunos do 9ºA.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:53
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.
Realizou-se hoje, dia 17 de Novembro, uma actividade prevista no programa da Estação do Livro 2010 – REPRESENTAÇÕES DA AFECTIVIDADE E DA SEXUALIDADE POSITIVA.
Perante a estupefacção dos alunos (8ºB e 8ºH) e dos professores que os acompanharam, Alfredo Leite (Mundo Brilhante) surpreendeu, uma vez mais, com a sua arte performativa ao debruçar-se sobre os afectos e sexualidade, com delicadeza.
O sucesso da Estação do Livro está garantida, uma vez que não é possível deixar de admirar a qualidade do programa que a Câmara Municipal do Seixal apresenta e surpreende, todos os anos.
Juntamos a opinião de dois alunos sobre a actividade acima referida.
“Na minha opinião, foi bom, divertido e muito educativo.
Achei muito interessantes as coisas importantes que o senhor disse. Fiquei muito esclarecida com o que falámos, devemos mesmo conhecer bem o nosso corpo, o nosso parceiro; foi muito bom falar no assunto.
Havia muitas pessoas que não sabiam o que era a sexualidade e uma dessas pessoas era eu.
E.N.”
“Na minha opinião, foi bom termos ouvido isto, porque muitos de nós esclarecemos dúvidas sobre a sexualidade. (…) Gostei da sessão, penso que o Sr. Alfredo Leite conseguiu explicar de uma forma agradável o assunto.
I.C.”
Perante a estupefacção dos alunos (8ºB e 8ºH) e dos professores que os acompanharam, Alfredo Leite (Mundo Brilhante) surpreendeu, uma vez mais, com a sua arte performativa ao debruçar-se sobre os afectos e sexualidade, com delicadeza.
O sucesso da Estação do Livro está garantida, uma vez que não é possível deixar de admirar a qualidade do programa que a Câmara Municipal do Seixal apresenta e surpreende, todos os anos.
Juntamos a opinião de dois alunos sobre a actividade acima referida.
“Na minha opinião, foi bom, divertido e muito educativo.
Achei muito interessantes as coisas importantes que o senhor disse. Fiquei muito esclarecida com o que falámos, devemos mesmo conhecer bem o nosso corpo, o nosso parceiro; foi muito bom falar no assunto.
Havia muitas pessoas que não sabiam o que era a sexualidade e uma dessas pessoas era eu.
E.N.”
“Na minha opinião, foi bom termos ouvido isto, porque muitos de nós esclarecemos dúvidas sobre a sexualidade. (…) Gostei da sessão, penso que o Sr. Alfredo Leite conseguiu explicar de uma forma agradável o assunto.
I.C.”
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:49
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
II Concurso Literário “UM CONTO DE NATAL”
CONCURSO LITERÁRIO “ UM CONTO DE NATAL”
REGULAMENTO
Informa-se toda a comunidade educativa de que a Biblioteca Escolar José Gustavo está a realizar o II Concurso Literário “Um conto de Natal”, cujo Regulamento deve ser consultado on line ou na Biblioteca Escolar.
Chama-se a atenção de todos os interessados para o rigoroso cumprimento dos prazos e outros procedimentos constantes no Regulamento.
REGULAMENTO
REGULAMENTO
Informa-se toda a comunidade educativa de que a Biblioteca Escolar José Gustavo está a realizar o II Concurso Literário “Um conto de Natal”, cujo Regulamento deve ser consultado on line ou na Biblioteca Escolar.
Chama-se a atenção de todos os interessados para o rigoroso cumprimento dos prazos e outros procedimentos constantes no Regulamento.
REGULAMENTO
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:44
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Estação do Livro
A Estação do Livro, actividade anual realizada em parceria com o SABE, realiza-se, este ano, de 15 a 26 de Novembro de 2010.
Desta iniciativa constam as seguintes actividades:
Desta iniciativa constam as seguintes actividades:
- Feira do Livro
- Exposição de diversos trabalhos feitos pelos alunos
- Mundo Brilhante – actividade oferecida pela Câmara Municipal do Seixal
- EM REDE – actividade oferecida pela Escola Secundária João de Barros à comunidade.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:39
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Livro do mês
A Biblioteca Escolar informa que já se encontra disponível, nos locais habituais, informação relativa ao livro do mês de Novembro, este mês dedicado a “Excelentíssimas Crianças” de Daniel Pennac.
Singular tema de uma redacção proposto por um professor a três alunos seus de 12 anos: um judeu, um católico e um muçulmano.
Tema:
Um dia, acorda e verifica que, durante a noite, se transformou num adulto. Tomado de pânico, corre ao quarto dos seus pais. Eles transformaram-se em crianças.
Conte o seguimento.”
Tudo se passa no bairro parisiense de Bellville, como acontece com outros romances de Daniel Pennac.
Uma história burlesca e surrealista, em que o absurdo e o ilógico adquirem as dimensões do real e do lógica. Uma autêntica fábula num universo abertamente poético.
Singular tema de uma redacção proposto por um professor a três alunos seus de 12 anos: um judeu, um católico e um muçulmano.
Tema:
Um dia, acorda e verifica que, durante a noite, se transformou num adulto. Tomado de pânico, corre ao quarto dos seus pais. Eles transformaram-se em crianças.
Conte o seguimento.”
Tudo se passa no bairro parisiense de Bellville, como acontece com outros romances de Daniel Pennac.
Uma história burlesca e surrealista, em que o absurdo e o ilógico adquirem as dimensões do real e do lógica. Uma autêntica fábula num universo abertamente poético.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:31
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Outras notícias
Durante a próxima semana poderá ser visto, na Biblioteca Escolar, um Power Point alusivo ao Dia Internacional das Bibliotecas Escolares que se comemora, este ano, no dia 25 de Outubro.
Também será feita uma exposição com os slogans criados pelos alunos de 7º e 8º anos de escolaridade, uma proposta da Biblioteca Escolar aos professores de Língua Portuguesa, Formação Cívica e aos alunos a propósito da leitura integral do livro “O Cavaleiro da Armadura Enferrujada”.
Também ainda incluída nas comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a BEJG criou os habituais marcadores de livros com a particularidade de se ter incluído também slogans feitos pelos alunos dos 7ºA, B e C, sob a orientação da professora Custódia Pereira, bem como marcadores e respectivos slogans criados pelos alunos do 7ºE, sob a orientação da professora Iolanda Batista.
Só com o apoio dos professores foi possível levar por diante esta primeira iniciativa da Biblioteca Escolar no âmbito da leitura, utilizando a Biblioteca Escolar como um destacado Recurso Educativo.
Na próxima semana serão dadas indicações a respeito da Estação do Livro 2010 e será divulgado o Regulamento do Concurso Literário “Um Conto de Natal”.
Também será feita uma exposição com os slogans criados pelos alunos de 7º e 8º anos de escolaridade, uma proposta da Biblioteca Escolar aos professores de Língua Portuguesa, Formação Cívica e aos alunos a propósito da leitura integral do livro “O Cavaleiro da Armadura Enferrujada”.
Também ainda incluída nas comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a BEJG criou os habituais marcadores de livros com a particularidade de se ter incluído também slogans feitos pelos alunos dos 7ºA, B e C, sob a orientação da professora Custódia Pereira, bem como marcadores e respectivos slogans criados pelos alunos do 7ºE, sob a orientação da professora Iolanda Batista.
Só com o apoio dos professores foi possível levar por diante esta primeira iniciativa da Biblioteca Escolar no âmbito da leitura, utilizando a Biblioteca Escolar como um destacado Recurso Educativo.
Na próxima semana serão dadas indicações a respeito da Estação do Livro 2010 e será divulgado o Regulamento do Concurso Literário “Um Conto de Natal”.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:37
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Comemorações do Centenário da República
Realizou-se ontem a anunciada palestra com o Professor Dr. Fernando Rosas incluída nas Comemorações do Centenário da República.
A sessão iniciou-se com um singelo tributo a João de Barros, insigne republicano e patrono da Escola com a leitura declamada de um texto/poema “O Canto de Prometheu” na voz do director Manuel Porfírio e de Carolina Campanela, aluna do 11º ano de escolaridade, num momento de extraordinária beleza e sentido estético. No fim, os alunos do 9ºB presentearam a plateia com uma parte de um ensaio da peça “Um Auto à República” que será exibida em data oportuna.
Durante cerca de uma hora, o Professor Fernando Rosas fez uma incursão pelos momentos mais significativos que conduziram à implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, com a alusão a expressivas alterações no sistema político português, desde a monarquia aos nosso dias.
Com uma plateia constituída por alunos do 9º, 11º, 12º anos de escolaridade e um significativo número de docentes, o Auditório da Escola encheu-se para ver e ouvir um dos maiores comunicadores da actualidade e um dos historiadores de maior destaque no panorama cultural do nosso país, o qual nos ofereceu uma lição de História transmitida com grande entusiasmo.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:27
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)

