quinta-feira, 20 de maio de 2010

DIA DO AUTOR PORTUGUÊS

Comemorou-se ontem, na nossa escola, o Dia do Autor Português. A efeméride contou com a presença da escritora Sandra Carvalho, autora de “A SAGA DAS PEDRAS MÁGICAS” que conta já com seis, dos sete volumes previstos, publicados.

Os fiéis leitores de Sandra Carvalho podem já contar com a publicação do último livro desta interessantíssima saga, pois, de acordo com as palavras da autora, essa publicação estará prevista para Março de 2011.
Esperamos, assim, que sejam desvendados todos os mistérios e que, finalmente, se encontrem as pedras perdidas.
Publicamos hoje, o primeiro texto trabalhado pelos alunos a partir de um excerto da autora, seguindo-se, brevemente, a publicação de todos os textos realizados no âmbito da escrita criativa.
Continua patente ao público a exposição que mostra o painel do Livro do Mês, dedicado a Sandra Carvalho, feito pela aluna Rute Costa, do 12ºD.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sandra Carvalho – autobiografia

Nasci a 29 de Junho de 1972, em Sesimbra, numa antiga rua virada para o mar.
Descendente de uma família de pescadores, desde cedo aprendi a respeitar e a amar o gigante azul que alimenta a minha imaginação. Dei os primeiros passos na areia branca da praia, enquanto ouvia as histórias maravilhosas da minha avó e não tardei a inventar a minhas próprias histórias. Durante anos escrevi pelo simples prazer de escrever. Cresci dividida entre o mundo real e os incontáveis universos criados pela minha mente, sem nunca reunir coragem para revelá-los … Até agora.
Esta aventura que estou a viver, e que desejo partilhar convosco, é a prova de que os sonhos se tornam realidade. Espero que a vossa satisfação ao ler as minhas palavras seja tão plena como a que eu sinto ao escrevê-las.

O LIVRO DO MÊS


Sandra Carvalho estreou-se na literatura fantástica com “A Última Feiticeira” a primeira parte da aventura da Saga das Pedras Mágicas, seguindo-se a publicação de “O Guerreiro Lobo”, “”Lágrimas do Sol e da Lua”, “O Círculo do Medo” e, mais recentemente (a sua publicação ocorreu a 3 de Dezembro de 2009). “ A Sacerdotisa dos Penhascos”.
Neste último volume da Saga das Pedras Mágicas, Sandra Carvalho revela que os guardiães das Lágrimas do Sol e da Lua vivem, finalmente, em plena união.
Dos seus amores nasceram Halvard e Kelda, os gémeos sobre quem pairam profecias grandiosas e temíveis.
Halvard está nas mãos de Sigarr, o Mestre da Arte Obscura, que espera treiná-lo para ser o Guardião do Conhecimento Absoluto e usar o imenso poder deste em seu proveito.
Kelda, no topo da mais alta fraga da Ilha dos Penhascos, entrega o seu corpo dorido e espírito destroçado à violência da tempestade, enquanto as palavras da sua melhor amiga, Oriana, lhe ressoam aos ouvidos: Há-de acabar sozinha devorada pelo mal como o teu irmão!”
Como poderá lutar contra as forças negras do destino, se todos a quem ama lhe viram as costas?
Será capaz de provar que os pais estavam enganados acerca da sua índole perversa e resgatar Halvard das garras dos Feiticeiros, cumprir os desígnios da Pedra do Tempo e salvar – se a si própria? Ou, pelo contrário, estará condenada a ceder ao apelo da Arte Obscura que pulsa no seu sangue e a cair no abismo?

quinta-feira, 29 de abril de 2010

RECITAL DE POESIA

O RECITAL DE POESIA vai ser repetido na próxima terça-feira, dia 4 de Maio, às 15h, na Biblioteca.

Concurso "Um Conto de Natal" (Entrega de prémios)

Foram entregues, nesta data festiva, os prémios alusivos ao Concurso “Um conto de Natal”, aos seguintes alunos: Natacha Moreira (11ºB – 1º Prémio); Ana Florentim (7ºE – 2º Prémio); Ana Marques (7ºE- 3º Prémio); Pedro Cunha (7ºE – 3º prémio).

RECITAL DE POESIA

Realizou-se, no passado dia 27 de Abril, o Recital de Poesia, no qual colaboraram diversos professores e alunos.

Aproveitando a época comemorativa das festividades do”25 de Abril”, a equipa da BE convidou a Profª Carla (História) a qual mostrou dois filmes alusivos à efeméride, um dos quais contou com a declamação, pelo próprio autor – Ary dos Santos – do poema “As portas que Abril abriu” que foi atentamente ouvida pelos alunos presentes, 9ºE e 12ºE, entre outros.