quinta-feira, 22 de abril de 2010
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
04:08
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Um conto de Natal de Ana Luísa Florentim
Era uma vez uma menina chamada Inês. Era Natal. Inês ansiava pela chegada do Pai Natal e das prendas mas quando passou da meia-noite, Inês não tinha nem prendas, nem doces, nem Pai Natal! Inês sabia e sentia que tinha que fazer alguma coisa; então, do seu interior, tomou a decisão de ir em busca dele, mas não sabia por onde começar.
Foi então que teve uma ideia: pedir aos seus pais que lhe comprassem um bilhete para a Lapónia. Os pais disseram que sim, mas com uma pequena condição, eles teriam de ir com ela. Inês não gostou muito da ideia, pois achava-se muito independente, mas teve de concordar, pois só assim iria encontrar o Pai Natal.
Já na Lapónia, enquanto os pais arrumavam as suas malas e bonecas, esta pôs mãos ao trabalho. Começou por bater à porta das pessoas e perguntar-lhes se não tinham visto alguém rechonchudo, de vermelho e com um saco cheio de prendas.
Foi então que teve uma ideia: pedir aos seus pais que lhe comprassem um bilhete para a Lapónia. Os pais disseram que sim, mas com uma pequena condição, eles teriam de ir com ela. Inês não gostou muito da ideia, pois achava-se muito independente, mas teve de concordar, pois só assim iria encontrar o Pai Natal.
Já na Lapónia, enquanto os pais arrumavam as suas malas e bonecas, esta pôs mãos ao trabalho. Começou por bater à porta das pessoas e perguntar-lhes se não tinham visto alguém rechonchudo, de vermelho e com um saco cheio de prendas.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
04:02
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 18 de março de 2010
"Rodolfo e um Sonho de Natal" de Natacha Bacalhau
São três da tarde, uma tarde fria a desagradável, típicos dias de Inverno que sempre me deixam deprimida. Na verdade, minto, não é o Inverno o culpado de eu me sentir assim, aborrecida, chorosa e irritadiça, sem vontade de fazer nada, à excepção de adormecer e esquecer de todo este dia deprimente.
Há um ano atrás estava em pulgas, ansiosa por abrir as prendas que chamavam por mim debaixo da árvore demasiado enfeitada, mas acontece que este ano o meu “querido” pai fez-me o favor de me estragar um dos dias mais importantes de sempre, quando há cerca de uma semana veio ter comigo com uma daquelas conversas sobre estarmos no meio de uma crise e por isso as prendas não iriam ser muito boas, mas o que importava realmente era estarmos juntos e bem de saúde. Tretas! Que raio de Natal é este se nem uma prenda de jeito vou receber? Mais valia saltar esta época festiva e fingir que nem existe.
Há um ano atrás estava em pulgas, ansiosa por abrir as prendas que chamavam por mim debaixo da árvore demasiado enfeitada, mas acontece que este ano o meu “querido” pai fez-me o favor de me estragar um dos dias mais importantes de sempre, quando há cerca de uma semana veio ter comigo com uma daquelas conversas sobre estarmos no meio de uma crise e por isso as prendas não iriam ser muito boas, mas o que importava realmente era estarmos juntos e bem de saúde. Tretas! Que raio de Natal é este se nem uma prenda de jeito vou receber? Mais valia saltar esta época festiva e fingir que nem existe.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
04:39
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Concurso "Um Conto de Natal"
A Biblioteca Escolar José Gustavo informa todos os interessados que, após leitura atenta dos contos apresentados a concurso, o júri decidiu atribuir os prémios aos seguintes contos:
1º Prémio “Rodolfo e o sonho de Natal” – Natacha Bacalhau, 11ºB
2º Prémio – “ Um conto de Natal” – Ana Luísa Florentim, 7ºE
3º Prémio – “Um conto de Natal” – Ana Sofia Marques, 7ºE
“ Conto de Natal” – Pedro Cunha.”, 7ºE
Os alunos premiados vão receber cheques FNAC, no valor de 25, 20 e 15 euros, respectivamente.
Semanalmente, a BE porá à disposição dos leitores e amigos os contos escritos pelos alunos premiados.
Iniciamos hoje a divulgação com o conto “Rodolfo e o sonho de Natal”
1º Prémio “Rodolfo e o sonho de Natal” – Natacha Bacalhau, 11ºB
2º Prémio – “ Um conto de Natal” – Ana Luísa Florentim, 7ºE
3º Prémio – “Um conto de Natal” – Ana Sofia Marques, 7ºE
“ Conto de Natal” – Pedro Cunha.”, 7ºE
Os alunos premiados vão receber cheques FNAC, no valor de 25, 20 e 15 euros, respectivamente.
Semanalmente, a BE porá à disposição dos leitores e amigos os contos escritos pelos alunos premiados.
Iniciamos hoje a divulgação com o conto “Rodolfo e o sonho de Natal”
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
04:36
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
terça-feira, 16 de março de 2010
SEMANA DA LEITURA 2010
A B.E.J.G. inicia dia 22 de Março de 2010, A SEMANA DA LEITURA, destacando este ano A FEIRA DO LIVRO DA POESIA, para além dos habituais actos de leitura de textos e autores diversos.
As actividades serão igualmente diversificadas, a saber: FESTA DA LEITURA (dia 22 e 26 de Março), RECITAL DE POESIA (dia 23 de Março, às 15 horas, na Biblioteca); LEITURAS IMPREVISTAS XI (dia 24 de Março, durante todo o dia, em vários locais); LER + EM VÁRIOS SOTAQUES (dia 25 de Março, às 10 horas, na Biblioteca).
No RECITAL de POESIA, submetido ao tema O MAR, vão ser declamados por diversos alunos vários poemas de autores diversificados; para além da declamação, este ano o Recital conta com o apoio musical de um aluno do 11º B, Jorge Santos, com o qual contamos não só para musicar alguns poemas mas também para cantar alguns temas, a quem se juntará a Joana Santos do 11ºD.
As LEITURAS IMPREVISTAS XI este ano privilegia, novamente, John Steinbeck com a leitura integral de “A Pérola”.
LER+ EM VÁRIOS SOTAQUES para a qual foram convidados professores, funcionários, alunos e encarregados de educação oriundos de diversas regiões do país e do estrangeiro lerão o conto “A SAGA” de Sophia de Mello Breyner.
A SEMANA DA LEITURA 2010 termina no próximo dia 26 de Março. Durante a semana, várias dezenas de leitores terão lido integralmente e em vários locais textos e poemas.
No dia 26 de Março a actividade da SEMANA DA LEITURA realizar-se-á com os s idosos da Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Corroios que farão, em conjunto com alunos da Escola, uma actividade que envolve, para além da leitura de um conto da escritora Manuela Monteiro – A Montanha da Lua – diversas actividades plásticas.
Vamos começar, então, a FESTA DA LEITURA, porque ….
…. LER É PARA JÁ!
As actividades serão igualmente diversificadas, a saber: FESTA DA LEITURA (dia 22 e 26 de Março), RECITAL DE POESIA (dia 23 de Março, às 15 horas, na Biblioteca); LEITURAS IMPREVISTAS XI (dia 24 de Março, durante todo o dia, em vários locais); LER + EM VÁRIOS SOTAQUES (dia 25 de Março, às 10 horas, na Biblioteca).
No RECITAL de POESIA, submetido ao tema O MAR, vão ser declamados por diversos alunos vários poemas de autores diversificados; para além da declamação, este ano o Recital conta com o apoio musical de um aluno do 11º B, Jorge Santos, com o qual contamos não só para musicar alguns poemas mas também para cantar alguns temas, a quem se juntará a Joana Santos do 11ºD.
As LEITURAS IMPREVISTAS XI este ano privilegia, novamente, John Steinbeck com a leitura integral de “A Pérola”.
LER+ EM VÁRIOS SOTAQUES para a qual foram convidados professores, funcionários, alunos e encarregados de educação oriundos de diversas regiões do país e do estrangeiro lerão o conto “A SAGA” de Sophia de Mello Breyner.
A SEMANA DA LEITURA 2010 termina no próximo dia 26 de Março. Durante a semana, várias dezenas de leitores terão lido integralmente e em vários locais textos e poemas.
No dia 26 de Março a actividade da SEMANA DA LEITURA realizar-se-á com os s idosos da Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Corroios que farão, em conjunto com alunos da Escola, uma actividade que envolve, para além da leitura de um conto da escritora Manuela Monteiro – A Montanha da Lua – diversas actividades plásticas.
Vamos começar, então, a FESTA DA LEITURA, porque ….
…. LER É PARA JÁ!
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:38
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |

O Livro
Baseada num conto popular mexicano, A Pérola constitui uma inesquecível parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo tão contraditório em que vivemos. É, assim, a história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu… levando com ela os sonhos bons e maus que representava, mas é também a história de uma família e da solidariedade especial entre uma mulher, um pobre pescador índio e o filho de ambos.
Trata-se de uma história de um pobre pescador que procura desesperadamente conseguir os meios necessários para o tratamento do filho que foi mordido por um escorpião. Encontra então uma pérola grande, lisa, com uma linda coloração, a mais perfeita do mundo. Será que este achado vai resolver os seus problemas? Não vamos desvendar o desenrolar desta história para que possa ser você, LEITOR, a seguir passo a passo através da leitura deste livro os dramas e as emoções que nele perpassam.
Baseada num conto popular mexicano, A Pérola constitui uma inesquecível parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo tão contraditório em que vivemos. É, assim, a história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu… levando com ela os sonhos bons e maus que representava, mas é também a história de uma família e da solidariedade especial entre uma mulher, um pobre pescador índio e o filho de ambos.
Trata-se de uma história de um pobre pescador que procura desesperadamente conseguir os meios necessários para o tratamento do filho que foi mordido por um escorpião. Encontra então uma pérola grande, lisa, com uma linda coloração, a mais perfeita do mundo. Será que este achado vai resolver os seus problemas? Não vamos desvendar o desenrolar desta história para que possa ser você, LEITOR, a seguir passo a passo através da leitura deste livro os dramas e as emoções que nele perpassam.
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
07:33
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
SEMANA DA LEITURA
A Biblioteca Escolar José Gustavo vai realizar a Semana da Leitura entre 22 e 26 de Março, solicitando desde já a compreensão e a colaboração da comunidade escolar para a consecução desta actividade. Preparámos várias iniciativas que esperamos sejam do agrado de todos, tendo sempre como meta estimular e valorizar os hábitos da leitura. Destacamos a Feira do Livro dedicada à Poesia, um Recital de Poesia cujo tema é o MAR (terça-feira, dia 23 de Março), as Leituras Imprevistas XI (quarta-feira, dia 24 de Março), Leitura em vários Sotaques de um conto de Sofia de Mello Breyner (quinta-feira, dia 25 de Março, as 10j) e ainda sessões de leitura na Biblioteca, nos dias 22 e 26 .Contamos consigo! Participe!
PORQUE LER É IMPORTANTE!
Publicada por
Biblioteca José Gustavo
à(s)
04:20
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)