terça-feira, 16 de março de 2010

SEMANA DA LEITURA 2010

A B.E.J.G. inicia dia 22 de Março de 2010, A SEMANA DA LEITURA, destacando este ano A FEIRA DO LIVRO DA POESIA, para além dos habituais actos de leitura de textos e autores diversos.


As actividades serão igualmente diversificadas, a saber: FESTA DA LEITURA (dia 22 e 26 de Março), RECITAL DE POESIA (dia 23 de Março, às 15 horas, na Biblioteca); LEITURAS IMPREVISTAS XI (dia 24 de Março, durante todo o dia, em vários locais); LER + EM VÁRIOS SOTAQUES (dia 25 de Março, às 10 horas, na Biblioteca).


No RECITAL de POESIA, submetido ao tema O MAR, vão ser declamados por diversos alunos vários poemas de autores diversificados; para além da declamação, este ano o Recital conta com o apoio musical de um aluno do 11º B, Jorge Santos, com o qual contamos não só para musicar alguns poemas mas também para cantar alguns temas, a quem se juntará a Joana Santos do 11ºD.


As LEITURAS IMPREVISTAS XI este ano privilegia, novamente, John Steinbeck com a leitura integral de “A Pérola”.


LER+ EM VÁRIOS SOTAQUES para a qual foram convidados professores, funcionários, alunos e encarregados de educação oriundos de diversas regiões do país e do estrangeiro lerão o conto “A SAGA” de Sophia de Mello Breyner.


A SEMANA DA LEITURA 2010 termina no próximo dia 26 de Março. Durante a semana, várias dezenas de leitores terão lido integralmente e em vários locais textos e poemas.

No dia 26 de Março a actividade da SEMANA DA LEITURA realizar-se-á com os s idosos da Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Corroios que farão, em conjunto com alunos da Escola, uma actividade que envolve, para além da leitura de um conto da escritora Manuela Monteiro – A Montanha da Lua – diversas actividades plásticas.


Vamos começar, então, a FESTA DA LEITURA, porque ….



…. LER É PARA JÁ!

O Livro

Baseada num conto popular mexicano, A Pérola constitui uma inesquecível parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo tão contraditório em que vivemos. É, assim, a história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu… levando com ela os sonhos bons e maus que representava, mas é também a história de uma família e da solidariedade especial entre uma mulher, um pobre pescador índio e o filho de ambos.

Trata-se de uma história de um pobre pescador que procura desesperadamente conseguir os meios necessários para o tratamento do filho que foi mordido por um escorpião. Encontra então uma pérola grande, lisa, com uma linda coloração, a mais perfeita do mundo. Será que este achado vai resolver os seus problemas? Não vamos desvendar o desenrolar desta história para que possa ser você, LEITOR, a seguir passo a passo através da leitura deste livro os dramas e as emoções que nele perpassam.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

SEMANA DA LEITURA

A Biblioteca Escolar José Gustavo vai realizar a Semana da Leitura entre 22 e 26 de Março, solicitando desde já a compreensão e a colaboração da comunidade escolar para a consecução desta actividade. Preparámos várias iniciativas que esperamos sejam do agrado de todos, tendo sempre como meta estimular e valorizar os hábitos da leitura. Destacamos a Feira do Livro dedicada à Poesia, um Recital de Poesia cujo tema é o MAR (terça-feira, dia 23 de Março), as Leituras Imprevistas XI (quarta-feira, dia 24 de Março), Leitura em vários Sotaques de um conto de Sofia de Mello Breyner (quinta-feira, dia 25 de Março, as 10j) e ainda sessões de leitura na Biblioteca, nos dias 22 e 26 .
Contamos consigo! Participe!
PORQUE LER É IMPORTANTE!

Dia de S.Valentim

AMOR É …
AMOR É A BELEZA E A MAGIA DA VIDA. (TIAGO CORREIA, 9º A)
AMOR É COMO O OXIGÉNIO: SEM ESSE SENTIMENTO NÃO CONSEGUIMOS SOBREVIVER (SARA VIEIRA, 9ºA)
AMOR É COMO O CHOCOLATE: QUANTO MAIS DOCE MELHOR! (CRISTIANA, 9ºA)

Nos dias 12, 18 e 19 de Fevereiro, a Biblioteca Escolar celebrou o dia de S. Valentim. Os alunos foram convidados a participar, elaborando para o efeito pequenos textos, ou simplesmente frases sobre o AMOR, frases que foram também escritas na língua inglesa num trabalho realizado em colaboração com a professora Lurdes Almeida. Foram também algumas das alunas do 9º A que colocaram nas portas das salas de aula dos pavilhões os poemas alusivos ao Amor.
Foi grande o entusiasmo dos alunos que visitaram, no decorrer destes dias, a Biblioteca e o seu espaço envolvente, onde se encontrava uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 9º A, 11º A, 11º B e 12º E e um painel com mensagens de amor da iniciativa do grupo disciplinar de Inglês.
Na Biblioteca, os alunos leram os poemas e as frases alusivas ao amor que aí se encontravam expostos e ainda assistir aos power points em inglês e português que ajudaram a animar o nosso espaço.
Também os rebuçados e marcadores com excertos de poemas, que logo se esgotaram, mereceram a atenção dos nossos alunos.
Porque no presente ano concedemos particular relevância a Florbela Espanca aqui deixamos um dos seus poemas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O MUNDO DE SOFIA

O interessante no livro O Mundo de Sofia não é apenas o que podemos alcançar ou aprender com a sua leitura mas antes, precisamente, a caminhada que fazemos com a própria Sofia. Esse percurso representa muito mais do que uma fantástica viagem pelo mundo da Filosofia.
Descobrir o mundo de Sofia é, simultaneamente, descobrirmo-nos a nós próprios pelas palavras de grandes filósofos da cultura ocidental.
O que pode ser, à partida, para os mais renitentes em entrar no domínio da Filosofia, um aspecto pouco entusiasmante é o que dá, creio eu, o verdadeiro fôlego a toda a história.