terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O LIVRO


A carreira de Saramago tem sido acompanhada de diversas polémicas. As suas opiniões pessoais sobre religião ou sobre a luta internacional contra o terrorismo são discutidas e algumas resultam mesmo em acusações de diversos quadrantes. Caim, o seu último romance veio, mais uma vez, alimentar a polémica em relação a este escritor.
Este livro tem como personagens principais aquela figura bíblica, Deus e a Humanidade "nas suas diferentes expressões", segundo a descrição de Pilar del Río no blogue do Nobel da Literatura.
Neste novo romance, o vencedor do prémio Nobel, José Saramago, reconta episódios bíblicos do Velho Testamento sob o ponto de vista de Caim, que, depois de assassinar seu irmão, trava um incomum acordo com deus e parte numa jornada que o levará do jardim do Éden aos mais recônditos confins da criação.Se, em O Evangelho segundo Jesus Cristo, José Saramago nos deu a sua visão do Novo Testamento, neste Caim ele parte dos primeiros livros da Bíblia, do Éden ao dilúvio, imprimindo ao Antigo Testamento a música e o humor refinado que marcam a sua obra. Num itinerário heterodoxo, Saramago percorre cidades decadentes e estábulos, palácios de tiranos e campos de batalha. No trajecto, o leitor revisitará episódios bíblicos conhecidos, mas sob uma perspectiva inteiramente diferente. Para atravessar esse caminho árido, um deus às turras com a própria administração colocará Caim, assassino do irmão Abel e primogénito de Adão e Eva, num altivo jumento, e caberá à dupla encontrar o rumo entre as armadilhas do tempo que insistem em atraí-los. A Caim, que leva a marca do senhor na testa e portanto está protegido das iniquidades do homem, resta aceitar o destino amargo e compactuar com o criador, a quem não reserva o melhor dos julgamentos. Tal como o diabo de O Evangelho, o deus que o leitor encontra aqui não é o habitual dos sermões: ao reinventar o Antigo Testamento, Saramago recria também os seus principais protagonistas, conferindo-lhes uma roupagem ao mesmo tempo complexa e irónica, cujo tom de farsa da narrativa só faz por acentuar.


sábado, 2 de janeiro de 2010

A Biblioteca Escolar José Gustavo dá as boas vindas a toda a comunidade escolar, no início deste novo ano de 2010 e promete, desde já, um ano cheio de iniciativas no âmbito da Leitura e Escrita e algumas novidades.

No mês de Janeiro de 2010, a BEJG destaca o escritor José Saramago, dando a conhecer algumas particularidades do Nobel Português e da sua obra, com particular enfoque para o último título: CAIM.

Relembra que está ainda a decorrer o Concurso Literário “Um Conto de Natal”.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares

Chega hoje ao fim a formação relativa ao Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares.

Vamos pôr em prática o que já sabíamos e o que aprendemos também; contudo, é bom não esquecer que faltam funcionários especializados nas bibliotecas escolares e que todos os seus utentes precisam de aprender que a Biblioteca Escolar é um espaço diferenciado, com regras que têm de ser cumpridas.

Em nome da BEJG, desejo uma excelente pausa lectiva.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Estação do Livro 2009

Terminou, no dia 26 de Novembro, a Estação do Livro 2009.

Como já é habitual, foi grande o entusiasmo dos participantes com particular destaque para os alunos.

Todas as actividades foram bastante participadas, nomeadamente a Feira do Livro que registou uma afluência de visitantes e compradores acima das expectativas.

A BEJG recorda, contudo, que está ainda a decorrer o concurso literário “Um Conto de Natal”, cujo regulamento se encontra on line, podendo ser consultado, também, na Biblioteca.

O prazo para a entrega dos trabalhos termina no dia 8 de Janeiro de 2010.